'

16 de mai. de 2013


 
Nordestinos estão sofrendo com a longa estiagem
O deputado federal, Costa Ferreira (PSC-MA), cobrou do Governo Federal, ações efetivas de enfrentamento contra a seca na Região Nordeste, que já está sendo considerada a pior dos últimos 47 anos e tem produzido pobreza, abandono e morte em 1.415 municípios.

“A seca nordestina é crônica e decorre de causas naturais. Envolve uma imensa área de mais de 750² mil quilômetros. Por isso, cobro uma ação efetiva do Governo Federal. Uma ação rápida que socorra aos sertanejos em suas carências básicas de água potável e alimento, além de providenciar meios de sanar as dívidas decorrentes da seca, pois o endividamento de agricultores e criadores chegou a um ponto insolúvel”, destacou.

Hoje a seca não se restringe mais ao Nordeste. Afeta também, com perturbadora periodicidade e severidade, diversos estados brasileiros, dos quais o Rio Grande do Sul é um dos mais comprometidos. Realidade que aumentou a necessidade por soluções.

O parlamentar apontou, ainda, a falta de água potável como um dos principais problemas a serem enfrentados e que embora seja o bem natural mais importante para a vida, ainda é tratado com descaso pelas autoridades e pela população em geral.

“Devemos usar de bom senso e aproveitar o ensejo desta reunião para propor uma política pública para efetivo enfrentamento das secas, bem com de esclarecimento sobre uso racional da água, envolvendo os governos federal, estaduais e municipais, a mídia e instituições. Não temos a pretensão de acabar com os períodos de estiagem, fato natural incontrolável. Mas manter suprimentos constantes de água a todos está dentro das possibilidades técnicas e operacionais. É preciso, para tanto, colocar em prática tal conhecimento a serviço do Brasil”, finalizou.

0 comentários :

Design de NewWpThemes