'

14 de out. de 2014

A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Saúde (Semus), passa a oferecer a partir desta quarta-feira (15) cirurgias para a retirada de tumores benignos em mulheres diagnosticadas com câncer de mama. O procedimento será realizado no Hospital da Mulher, na região Itaqui-Bacanga, como parte da programação do Município pelo Outubro Rosa.

“Este é um serviço importante e que atende não somente a comunidade feminina da área Itaqui-Bacanga, como também de outras localidades da cidade. É uma prova da mudança na saúde da capital, instituída pelo prefeito Edivaldo”, comentou a diretora-geral do Hospital da Mulher, Natália Ribeiro Mandarino. Ela explicou que as pacientes que serão atendidas nesta quarta foram submetidas a consultas pré-cirúrgicas semanais na unidade de saúde.

Segundo a diretora-geral, mesmo após o encerramento das atividades do Outubro Rosa, o procedimento cirúrgico continuará a ser oferecido pelo Município para os casos de tumores benignos em mulheres diagnosticadas com câncer de mama. Para realizar a cirurgia, a paciente deve procurar o setor de atendimento do Hospital da Mulher e marcar consulta com a mastologista, que atende às quartas-feiras, para fazer uma avaliação.

“Caso seja diagnosticado um tumor maligno, a paciente será encaminhada para outras instituições parceiras, como o Hospital Aldenora Belo, por exemplo, onde poderá ser operada”, destacou Natália Ribeiro Mandarino.

OUTRAS AÇÕES - Como parte da programação do Outubro Rosa, nesta terça-feira (14) foi realizada uma ação educativa no Hospital da Mulher sobre os cuidados para prevenção do câncer de mama. Com o uso de fantoches foi encenada uma apresentação com várias dicas sobre o tema. “Foi interessante vir aqui, já que marquei uma consulta com ginecologista e aprendi algumas dicas importantes sobre como cuidar das mamas”, comentou a dona de casa Maria Aparecida Costa, 54 anos.

0 comentários :

Design de NewWpThemes