'

26 de nov. de 2012

 
Foto Materia
Os recentes números do ENEM e do Produto Interno Bruto (PIB) per capita divulgados recentemente pela imprensa nacional foram pautados pelo deputado estadual Bira do Pindaré (PT), em discurso na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (26).

O Estado do Maranhão apresentou o menor PIB per capita no Brasil em 2010 comunicou, na última sexta-feira (26), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado foi de R$ 6.888,60. Já o maior PIB per capita do país é o do Distrito Federal, com R$ 58.489,46.

Os números do ENEM são mais preocupantes ainda, das 10 escolas com piores índices, cinco são instituições públicas do Maranhão. Em último lugar de todo o Brasil, aparece o Centro de Ensino Aquiles Lisboa, no município de São Domingos do Azeitão, que fica na região sul do Maranhão.

A escola com pior desempenho obteve 383,71 pontos no exame. Na lista das piores também aparece o colégio José Maria de Araújo, do município de Olinda Nova do Maranhão, que obteve 393,52 pontos; o colégio Maria do Socorro Almeida Ribeiro Anexo III – Limão, de Centro Novo do Maranhão, com 394,55 pontos; a escola Professora Leda Tajra – Anexo Juçara, localizada em Buriti Bravo, com 396,54 pontos; e Lucas Coelho, da cidade de Benedito Leite, que chegou a 397,20 pontos.

Para o deputado Bira, o Maranhão vive uma tragédia na educação e ter o pior PIB per capita do Brasil comprova que o estado não tem governo. “O presidente do Senado Federal erra quando diz que no Maranhão só se divulga as mazelas do estado. Na verdade este governo só produz mazelas. O Maranhão é que nem rabo de cavalo, só cresce para baixo”, protestou o parlamentar.

Os índices e indicadores do ENEM pioraram com relação ao último ano divulgado. Os profissionais de educação promoveram uma greve, no começo do atual governo, reivindicando melhorias estruturais e a aprovação do estatuto do educador, entre outros pleitos.

“O governo não se sensibiliza, a juventude está sem perspectivas. Temos a pior qualidade de ensino do Brasil. Cadê a revolução na educação prometida pela governadora?”, questionou Bira.

0 comentários :

Design de NewWpThemes