'

27 de nov. de 2012


Agência Assembleia

Aparteado por vários parlamentares de oposição e apoio ao governo do Estado, o deputado Neto Evangelista (PSDB) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (27), para protestar contra a exibição de uma matéria televisiva que mostrou o transporte de alunos do município Lago da Pedra, através de caminhões improvisados conhecidos como pau de arara. Segundo o parlamentar, o conteúdo veiculado não condiz com a realidade existente na cidade, que tem realizado sucessivos investimentos em várias áreas, principalmente a educacional.

“Os alunos levados pela Secretaria de Educação daquele município são levados por ônibus escolares. Foram adquiridos oito ônibus escolares nessa gestão no município de Lago da Pedra, inclusive dois com acessos para crianças com necessidades especiais. Então, no momento em que se não tem estrada decente, que é uma MA para levar os alunos à escola, é melhor você deixar aquele aluno ali sem assistir aula ou você dar um jeito de levar esses alunos para a escola para que eles não fiquem sem aula?”, indagou Evangelista, que defendeu uma verdadeira ação conjunta entre os governos municipal e estadual para que melhore as condições para os cidadãos lago-pedrenses.

Para o parlamentar, a reportagem não foi isenta porque não teria procurado a secretaria municipal de Educação para discutir o assunto e ter solicitado apenas uma nota momentos antes da exibição da matéria.

O deputado também argumentou que vários e sucessivos investimentos na área educacional têm sido feitos em Lago da Pedra e citou como exemplos as parcerias com as universidades estadual (Uema) e federal (UFMA) do Maranhão, que possibilita a realização de cursos como Pedagogia, Matemática, Química e Letras; o Programa de Saúde na Escola [PSE], “responsável pelo calendário de imunização, avaliação do estado nutricional, verificação de estatura, peso e atendimento odontológico dos alunos das principais escolas do município”; o Programa Se Liga, desenvolvido em parceria com o Instituto Ayrton Senna (SP), que “visa alfabetizar os alunos em dificuldade de aprendizagem”; o Plano Municipal de Educação (PME) “que o Estado não tem, poucos municípios têm e que servem como exemplo aqui para o Maranhão e demais municípios da nossa Federação”. O deputado também citou reformas de escolas, criação de creches e anexos como outros investimentos feitos pela administração municipal.

0 comentários :

Design de NewWpThemes