'

26 de nov. de 2012



itinerância

A governadora Roseana Sarney, finalmente resolveu trabalhar. Ela tem comunicado a interlocutores que pretende retomar o programa de itinerância de sua administração a partir de janeiro de 2013, quando pretende correr o Estado e aproveitar também para inaugurar algumas obras que estão  em fase de conclusão.

O programa de visitas ao interior do Estado deve começar pelos municípios onde o governo está concluindo as obras dos hospitais prometidos na campanha eleitoral de 2010.

Orçamento 2013

Uma reunião da Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa, realizada na manhã de hoje, deu início ao processo de votação do Orçamento do Estado para o exercício de 2013.

O documento já possui parecer prévio aprovado pela Comissão e deverá ser publicado no Diário Oficial da Casa. Posteriormente, será levado a plenário para votação, o que deverá acontecer, provavelmente no início de dezembro.  

Agora o parecer prévio será publicado no Diário da Assembleia e posteriormente será votado no Plenário pelos demais deputados, o que deve acontecer na semana que vem. Após a votação em Plenário, o orçamento retorna a Comissão de Orçamento e já poderá receber as emendas parlamentares.

Os deputados têm a obrigação de concluírem a votação do Orçamento até o dia 20 de dezembro, sob pena de adiamento do recesso parlamentar, marcado para o período de 23 de dezembro de 2012 a 1º de fevereiro de 2013.

Jeitinho

A votação do Orçamento do Estado para o próximo ano ainda está fase inicial, mas nos bastidores do Poder Legislativo a movimentação é grande por conta das emendas parlamentares

Os deputados insistem em sentar com a governadora para discutirem a possibilidade de um reajuste nas emendas parlamentares. Alegam que o valor proposto (R$ 2,5 milhões) é o mesmo desde 2009 e querem reajustar.

Cancelamento

O governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, publicou no último sábado (24) aviso de cancelamento de licitação dos hospitais macrorregionais de Pinheiro, Santa Inês, Imperatriz e Chapadinha, orçados em R$ 20 milhões cada, lançados numa grande solenidade no Centro de Convenções em 21 de setembro de 2012, na reta final das eleições municipais.  

Diante da anulação dos contratos, os deputados oposicionistas, Marcelo Tavares e Bira do Pindaré consideram o ato do governo um caso comprovado de estelionato eleitoral, pois foram assinados para favorecer candidatos apoiados pela governadora, ás vésperas da eleição.

Caos na Educação

Os péssimos índices alcançados pelas escolas da rede pública do Estado no ENEM, tendo uma dela ficado em último lugar, foram alvo de duras críticas da bancada da oposição, que responsabilizou diretamente a governadora Roseana Sarney pela vergonha nacionl”.

Diante do bombardeio oposicionista acusando a governadora de negligência com a Educação, o líder do governo, deputado César Pires foi à tribuna, mas acabou reconhecendo o caos no setor.

Segundo Pires, “a situação da Educação no Maranhão exige ações urgente”.

Mania de falar de mal?

O deputado Bira do Pindaré contestou ontem a tese do presidente do Senador José Sarney de que a oposição do Maranhão adora divulgar o que é negativo do Estado.

Para o petista, quem faz propaganda negativa do Estado é a governadora Roseana Sarney, que, segundo o deputado, levou o PIB e a Educação ao fundo do poço.

Sarney deveria enxargar, mas não quer ver, que o maior responsável pelo Maranhãom ser motivo de chacota nacional é a sua propria família.

O Estado está sem comando e o resultado está sendo agora revelado pelo IBGE. Perdemos até para o Piauí em renda percapita, mas em compensação o império financeiro do Sarney tem posperado que é uma maravilha. 

0 comentários :

Design de NewWpThemes