'

28 de nov. de 2012


Gurgel engavetou o processo de cassação de Roseana
O procurador geral da República, Roberto Gurguel, relator do processo de cassação da governadora Roseana Sarney no Ministério Público, já não precisa mais do manto protetor do presidente do Senado, caso prosperasse o pedido de investigação contra ele feito pelo relator da CPI do Cachoeira, e já pode emitir seu parecer sem o garrote no pescoço colocado pelo senador José Sarney (PMDB-AP).

Nesta manhã de quarta-feira (28), o deputado Odair Cunha (PT-MG) comunicou aos integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito que retirou do texto o pedido de indiciamento de jornalistas e de investigações do procurador-geral da República.

Gurguel, numa atitude que levantou suspeita, por está envolvido no julgamento do mensalão do PT, avocou para ele a relatoria da cassação Roseana e nunca mais devolveu o processo para julgamento do Tribunal Superior Eleitoral, onde tida como certa a cassação dela e do vice Washington Oliveira (PT), por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2010.

O procurado geral há mais de cem dias está sentado no processo e, por este e outros motivos, está sendo acusado de retardar o julgamento da governadora que se elegeu realizando convênios que totalizaram quase R$ 1 bilhão em troca de votos.


O jornalista Paulo Henrique Amorim, em seu blog Conversa Afiada, afirma que "há quem veja nessa morosidade um conluio entre o senador Sarney, pai da governadora, e Gurgel. Sustentam essa hipótese renitentes coincidências. José Arantes, assessor parlamentar do procurador-geral foi assessor parlamentar de Sarney na Presidência da República. Seria apenas um detalhe curioso?"
Conversa Afiada diz mais: "Há problemas concretos. Um deles, já denunciado nesta coluna, levou o presidente da Câmara quase à exasperação. Na terça-feira 20, o deputado Marco Maia criticou pública e duramente o Senado pela morosidade em votar a indicação do professor Luiz Moreira, já aprovada pelos deputados, para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNPM)".
Seria “morosidade gurgeliana”?
"Ou seja, a indicação estaria bloqueada por Sarney em favor de Gurgel? Gurgel teria bloqueado o processo de Roseana em favor de Sarney? Finalmente, haveria nessa história uma vergonhosa troca de favores?", questiona Amorim.

0 comentários :

Design de NewWpThemes