'

14 de jan. de 2014

São Luís - Os empresários da indústria da Construção Civil estão otimistas com o ano que acabou de começar. A informação está na Sondagem da Indústria da Construção Civil do Maranhão, pesquisa realizada mensalmente pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), e divulgado hoje.
De acordo com o levantamento feito junto aos empresários do segmento industrial, o indicador para a expectativa para os próximos seis meses ficou em 62,5 pontos. Pela metodologia da pesquisa, todas as vezes que o indicador da produção industrial fica acima dos 50 pontos, em uma escala que vai de zero a 100, o indicativo é de aumento. Quando o resultado é igual a 50 pontos a pesquisa indica estabilidade e ao ficar abaixo deste patamar indica queda.
Ainda de acordo com a pesquisa, o resultado indica que a indústria maranhense está bem mais otimista que no mesmo período de 2012, quando o indicador marcou 52,5 pontos, e bem mais otimista do que o empresário do segmento no Nordeste e para o Brasil, onde as pesquisas mostram indicadores em 56,4 pontos e 59,2 pontos respectivamente.
“As expectativas para os próximos seis meses mostrou um resultado 3,5 maior que registrado no mesmo período do ano anterior. No Brasil, o índice foi de 56,4 pontos e no Nordeste, 59,2 pontos”, diz a pesquisa.
De acordo com os dados levantados pela Fiema, os empresários do setor esperam que no primeiro semestre de 2014 comprem mais insumos e matérias primas, que hajam mais empreendimentos e serviços e também projetam maior contratação de empregados. Os indicadores para estes três quesitos ficaram em 58,5 pontos, 62,5 pontos e 58,7 pontos.
Produção - Quanto a produção do segmento, a Sondagem da Indústria da Construção Civil do Maranhão mostrou que houve ligeira retração, com o indicador ficando 49,3 pontos, porém a boa notícia é que foi 2,9 pontos maior do que o indicador para o mês de outubro de 2013, que marcou 46,4 pontos, o que indica viés de crescimento e justificaria o otimismo dos empresários com os próximos seis meses.
Outro indicador que faz parte da pesquisa da Fiema é o que mede a Utilização da Capacidade Instalada (UCI). Este indicador está estável desde agosto de 2013 e em novembro não foi diferente: marcou 61%. 

0 comentários :

Design de NewWpThemes