'

11 de abr. de 2014

A Prefeitura de São Luís acompanhou missão do Banco Mundial (Bird) ao longo desta semana, para monitoramento do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga. A agenda da missão foi marcada por visitas de campo às obras realizadas na área de atuação do Programa e por série de reuniões.

A programação foi coordenada pela secretaria municipal de Projetos Especiais (Sempe), e contou com a participação das secretarias municipais de Planejamento (Seplan), Meio Ambiente (Semmam), Fazenda (Semfaz), Obras e Serviços Públicos (Semosp), e Urbanismo e Habitação (Semurh).

“Foi uma agenda densa de trabalho e compromisso com a participação de vários fornecedores e órgão públicos. Estamos cumprindo a determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, buscando fazer um trabalho com prudência e mantendo objetivo de ampliar os benefícios estruturais à população”, disse Gustavo Marques, secretário da Sempe.

Visitas de campo foram realizadas com a equipe da Sempe e os consultores do Banco Mundial, Soraya Melgaço e Alexandre Fortes. Pela manhã, o secretário da Sempe, Gustavo Marques, equipe técnica da secretaria e do Banco visitaram as obras do programa de habitação do Residencial Piancó, que terá cerca de 120 unidades destinadas a moradores da área do Sá Viana, Jambeiro e Piancó. A previsão é que as unidades habitacionais sejam entregues até o mês de maio.

A equipe esteve ainda na obra de construção e ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário da Margem Esquerda da Bacia do Bacanga, que contempla 71,5 km de rede de esgoto, 203 km de ramais, além de fossa séptica, sumidouros, módulos sanitários (kit sanitários) e 13 estações elevatórias. “Essa é uma grande obra da Prefeitura que irá beneficiar mais de 31 mil famílias distribuídas em 30 bairros do eixo Itaqui-Bacanga”, esclareceu o secretário Gustavo Marques.

Ainda na margem esquerda, as equipes do Banco e da Prefeitura vistoriaram a obra do Sistema de Abastecimento das zonas de pressão 6A, que visa à ampliação da cobertura e melhoria da qualidade dos serviços de abastecimento de água. Este benefício atingirá diretamente os bairros Sá Viana, Vila Embratel e parte do São Raimundo Bacanga.

Na quarta-feira (09), a equipe do Banco Mundial fez visitas com a participação dos secretários municipais, Gustavo Marques (Projetos Especiais), Diogo Lima (Urbanismo e Habitação) e Rodrigo Maia (Meio Ambiente), que estiveram na obra de Revitalização do Canal do Rio das Bicas/Salinas Sacavém. A obra compreende a execução de galerias tubulares de concreto armado e demais dispositivos de microdrenagem, e alcança toda a região do polo do Coroadinho e Salinas do Sacavém.


O Banco Mundial encerrou a missão nesta sexta-feira (11) e deve retornar à capital maranhense para dar continuidade às supervisões periódicas, já que o programa será concluído em outubro de 2015.

0 comentários :

Design de NewWpThemes