'

24 de jun. de 2014

As vaias e a hostilidade com que foi recebido pela população do Amapá, na tarde de segunda-feira (23), durante a entrega de casas populares pela presidente Dilma Rousseff, e a rejeição do seu nome pelo eleitorado do Amapá, fizeram finalmente o senador José Sarney, o político mais detestado do país, anunciar aposentadoria da vida púbica após 56 anos.

Para a felicidade geral, primeiro foi a filha que desistiu de concorrer a um mandato no Senado Federal, diante da real possibilidade de derrota para o vice-prefeito Roberto Rocha (PSB) e de pressões familiares, temerosos da governadora Roseana Sarney deixar a política pela porta dos fundos. Agora é o pai que desiste de concorrer a reeleição para não correr o risco de sair humilhado das urnas.

A decisão de tirar o time de campo, segundo eles mesmo afirmou, através de nota oficial distribuída à imprensa, já estava tomada, ainda assim insistiu junto a cúpula do PT para obrigar as lideranças petistas do Amapá a embarcarem em sua candidatura. A reação foi tão negativa que Sarney, com toda a sua artimanha, percebeu que não tinha mais chão pra pisar e preferiu não desafiar o eleitorado.

A desistência de tentar a reeleição, na avaliação de quem acompanha o cenário político do estadual e nacional, é o sintoma de que Sarney já não ruge como leão, a confirmação de que o poder de fogo do oligarca já não é mesmo, que o tempo do eu quero mando e posso já passou e que seus familiares envolvidos em negócios escusos a qualquer hora vão ter que acertar as contas com a justiça.

José Sarney e Roseana fora da política? Sem mandato e deixando acéfalo o grupo que reina absoluta no Maranhão ao longo de 50 anos, nos remete ao velho dito popular que diz “quando o navio começa a fundar, os ratos são os primeiros a abandonar”.  

       
Segundo avaliam parlamentares ligados ao senador José Sarney, seja qual for o resultado da eleição, o grupo vai se desintegrar. As mesmas fontes acreditam ainda que a aposentadoria de Sarney será muito prejudicial à candidatura de Edinho Lobão, pois muitos prefeitos já não temerão o velho oligarca e seus métodos intimidatórios.

0 comentários :

Design de NewWpThemes