'

27 de jun. de 2014

O prefeito Edivaldo prestigiou nesta quinta-feira (26) o arraial organizado pela Fundação Municipal de Cultura (Func) na Praça Maria Aragão. Acompanhado de toda a equipe de governo, da primeira-dama, Camila Vasconcelos, e da filha Talita, Edivaldo percorreu os vários espaços do arraial e conversou com a população sobre assuntos da administração.

“A Prefeitura tem participado ativamente do São João da nossa cidade, repetindo o que foi feito no primeiro ano da nossa administração. Aqui, na Praça Maria Aragão, temos a oportunidade de fazer uma grande festa, com espaço que permite aos maranhenses e turistas poderem visitar e assistir às nossas danças, quadrilhas e bumba-meu-boi”, disse Edivaldo.

Para montagem da estrutura física do arraial na Praça Maria Aragão, a Prefeitura investiu mais de R$ 230 mil dos recursos próprios com total transparência dos gastos. Além do espaço para a festança junina no Centro Histórico, o projeto “São João de São Luís – O arraial do Brasil é aqui” contemplou o apoio a 33 arraiais comunitários em diversos bairros.
Para o presidente da Func, Francisco Gonçalves, pela frequência e pelos comentários que tem recolhido, o local se consolida como um dos grandes espaços de manifestações da cultura popular. “Considero que fizemos um grande arraial, um bom trabalho para a cultura popular, com menos recursos e mais qualidade. Principalmente, no que se refere à programação. Este ano tivemos na Maria Aragão grandes batalhões do bumba-meu-boi”, avaliou o presidente da Func.

No Espaço do Turista, o prefeito Edivaldo comentou sobre os investimentos que a Prefeitura tem feito, apesar das dificuldades financeiras enfrentadas, para destacar o calendário cultural e tradicional da cidade. Em conversas com turistas e pessoas do trade turístico, ele ratificou a importância dos festejos juninos. “O São João é uma festa muito bonita. Esse é um momento importante para a Prefeitura e para a cidade”, afirmou Edivaldo.

A visita aos vários espaços do arraial foi acompanhada por secretários Robson Paz (Comunicação), Geraldo Castro (Educação), Lula Fylho (Turismo), José Cursino (Planejamento), Andreia Lauande (Criança e Assistência Social), Tati Lima (Informação e Tecnologia), Raimundo Penha (Desportos e Lazer), Rodrigo Maia (Meio Ambiente), Fatima Ribeiro (Segurança Alimentar), Mittyz Rodrigues (Administração), pelos presidentes Francisco Gonçalves (Cultura), Aquiles Andrade (Patrimônio Histórico) e Luís Carlos Borralho (Impur), e também pelos vereadores Osmar Filho (PSB), Francisco Chaguinhas (PRP) e Ivaldo Rodrigues (PDT).

BAILE DO FORRÓ - Durante a programação de quinta-feira (27), o arraial homenageou os compositores Luiz Gonzaga, Dominguinhos, João do Vale e Catulo da Paixão Cearense com o Baile do Forró. As canções dos compositores foram lembradas pelos grupos Marinaldo do Forró, Forró Pé no Chão e Forró do Bom. Todas as bandas mesclaram o forró, o xote e o baião, intercalando músicas de autores conhecidos, além de composições próprias.

Marinaldo Sousa de Carvalho, cantor do grupo Marinaldo do Forró, disse que assim como ele, os maranhenses são fãs do ritmo e partilham do encanto pelo Rei do Baião. “São todos apaixonados pelo grande Luiz Gonzaga”, afirmou ao se referir sobre a empolgação do público.

As bandas fizeram o público cantar e dançar ao som do melhor forró pé de serra. A programação despertou a atenção do empresário Mauro Henrique de Sousa Aguiar. “Sou fã do ritmo. E quando soube que teria três bandas aqui na Maria Aragão, não pensei duas vezes. Trouxe minha companheira e estou curtindo muito as músicas”, declarou.

Além da “Noite do Forró”, o Terreiro da Maria também recebeu como atrações os grupos folclóricos Quadrilha Nova Esperança, Tambor de Crioula do Pindaré, e Bumba-meu-Boi de Orquestra da Lua, última brincadeira da noite de quinta-feira. 

0 comentários :

Design de NewWpThemes