'

8 de nov. de 2014

Editorial – Jornal Pequeno 

Maledicências políticas até que fazem parte desse importuno jogo de desconstrução dos adversários; maldades que comprovem a opção de perseguir são intoleráveis, revelam o temor de ser vencido e estão fora do âmbito do bom combate.

Uma parceria entre o governo que se avizinha e a Prefeitura de São Luís antecipa maledicências e maldades dos que não se conformam com a iminente distância do poder. Parceria, por sinal, histórica, pois vai unir pela primeira vez, o poder público estadual e o poder público municipal para o sucesso de uma gestão que na capital do Estado também pode se tornar histórica.

O governador eleito, Flávio Dino, antes mesmo de tomar posse, anuncia a disposição de seu governo de contribuir para ajustar o secularmente complicado sistema de transportes de São Luís, o que certamente inclui a requisitada recuperação da malha viária da cidade e, de todo modo, seria e tem sido impensável no decorrer do domínio do grupo há tantos anos assentado no poder.

E se essa união de pólos até bem pouco tempo opostos suscita maledicências e maldades, ela se confirma antes mesmo que o novo governante assuma o poder. Afinal de contas, o governador eleito pescou da administração municipal dois secretários e três ex-secretários. Os secretários são Rodrigo Maia e Chico Gonçalves, que deixa a Fundação Cultural de São Luís para gerir a pasta dos Direitos Humanos e das Minorias no governo Flávio Dino. Os ex-secretários são Márcio Jerry, da Secretaria de Comunicação do Município; Ted Lago, do Desenvolvimento Social e Econômico, e Felipe Camarão, da Secretaria de Urbanismo.

Essa aproximação, esculpida em torno de ideais que vergaram a empáfia dos mandões do estado, deixa incomodados áulicos e vassalos do sistema político que tanto dissabores trouxe para os maranhenses e para o Maranhão. No campo das maledicências, inconformados com o poder que se extingue e que os premiou com tantas vantagens e sinecuras, tentam tumultuar a rara oportunidade dessa união, e, produzindo maledicências e maldades, fabricar dissidências entre o prefeito de São Luís e o governador que o povo escolheu.

No campo das maldades, abusam de grosserias como a de dizer, com base num encontro de natureza meramente institucional entre a governadora Roseana Sarney e o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, que Roseana não precisa de capachos. Donde se deduz que capachos é o que ela mais têm.

Mas há uma diferença abissal entre o tratamento dado pela governadora ao prefeito de Imperatriz, que enquanto a apoiou recebeu apoio e recursos, e o tratamento dado ao prefeito de São Luís, vítima não apenas do descaso do governo do Estado, mas também de um ritual de perseguição que não permitiu qualquer parceria, um mínimo convênio que beneficiasse o povo de São Luís.

Pior para os áulicos e vassalos é que a reurbanização de São Luís, que se iniciou agora pelo bairro de São Cristovão, é apenas um prenúncio do que a cidade conquistará a partir dessa união.

 

0 comentários :

Design de NewWpThemes