'

14 de nov. de 2014

Agovernadora Roseana e o Secretário de Saúde Ricardo Murad, responsáveis pela CAEMA e a crise de abastecimento de água em São Luís, Imperatriz e diversas cidades, poderiam fazer um curso de competência na cidade de Caxias, onde o SAAE – Serviço Autônomo de Abastecimento de Água e Esgoto - leva água de qualidade e com regularidade a 98% dos lares caxienses, da cidade e da zona rural.

Este recorde foi conquistado ao longo dos últimos dez com muita competência e investimentos da prefeitura. O município modernizou a Estação de Tratamento de Água da Volta Redonda – duplicando a sua capacidade - e construiu uma no povoado do Engenho D’água (a primeira ETA na zona rural do Maranhão). Construiu também uma Estação de tratamento de Esgotos. Implantou a primeira estação captadora de água anfíbia no Rio Itapecuru e substituiu 133 km de canos velhos de amianto – com potencial cancerígeno - por novos canos de PVC. Implantou ainda centenas de sistemas simplificados na zona rural com poços artesianos e água encanada até as casas de milhares de trabalhadores rurais. 

Caxias é sem dúvida, hoje, a cidade com o melhor sistema de abastecimento de água do Maranhão. O SAAE de Caxias é considerado o quinto melhor do Norte/Nordeste e um dos mais eficientes do Brasil.

Em Caxias, o prefeito Léo Coutinho não ficou esperando as providencias de São Pedro, como acontece em 1/3 das cidades brasileiras, que sofrem crise hídrica permanente, inclusive as riquíssimas cidades do poderoso estado de São Paulo. Na princesa do Sertão, o prefeito fez investimentos, gestão eficiente e honesta dos recursos públicos que são aplicados no abastecimento de água.

Com competência, honestidade e interesse público voltado para o bem estar da população, o mesmo poderia acontecer nas cidades (des)abastecidas pela CAEMA.

Mas dezenas de anos se passaram sob os sucessivos governos sarneistas, e o que se vê é a “sofrência” da população que não têm a felicidade de viver em Caxias, onde a lata d’água na cabeça foi extinta desde a saída de Paulo Marinho do poder. O mesmo Paulo Marinho, dileto amigo e parceiro de Roseana e Ricardo Murad.

1 comentários :

Anônimo disse...

Ontem, fiz uma contestação veemente a um comentário feito no blog do John Cutrim, onde uma caxiense dizia àquele blogueiro, que ele precisava morar em Caxias prá constatar que o que dizia não era verdade. O fiz entusiasmado e com convicção, porque conheço, a fundo, o que foi feito em prol do esporte e lazer de nosso município. Mas, nesse espaço não posso fazer o mesmo. Não posso porque conheço também, o que foi feito nessa área. É bem verdade, que o sistema de abastecimento d'agua do município recebeu muitos investimentos. Deles oriundos do governo Estadual, na gestão de Zé Reinaldo e Jackson Lago e um último do governo Federal, que proporcionou a troca dos 133 km de canos. Tudo, diga-se de passagem, conseguido na gestão do Prefeito Humberto Coutinho. Essa é a parte positiva. Mas, não podemos nos omitir, quanto a administração desse sistema, que só pôde ser implantado com a ajuda dos recursos alocados a custo zero; diferentes, portanto, dos famosos recursos das "Aguas vão rolar", que ainda hoje devem estar custando muito caro aos cofres da viúva. Todos nós sabemos, que se não fosse com a ajuda obtida dos órgãos nomeados acima, não teria sido possível tal feito. Portanto, parabéns ao Dr. Humberto Coutinho, por ter viabilizado a vinda desses recursos que mudaram, de fato, a vida de muitos caxienses, que viviam insatisfeitos com o desempenho do SAAE. Pois bem, mas falta ver o outro lado da moeda. Nada obstante todo esse processo só ter sido possível com a ajuda de recursos conseguidos a custo zero, os caxienses amargam uma das maiores tarifas praticadas em todo Maranhão. É só se pesquisar junto a outros SAAEs e haverá a comprovação do que é dito aqui. Sem contar que na Zona Rural, a taxa é caríssima também. Não se trata de uma crítica irresponsável, mas fica aqui a sugestão ao Sr. Prefeito, que convoque a Câmara de Vereadores e numa reunião desprovida de vaidades ou coisas que o valham, façam um estudo pormenorizado de toda a situação, visando reparar as injustiças que estão sendo praticadas contra aqueles que têm menor poder aquisitivo. Nada de pessoal contra ninguém. É mais uma questão de justiça com aqueles que não têm a quem recorrer. Fica aqui o registro para ponderações do poder Municipal, que acho, deveria ficar mais perto, de quem administra aquele órgão, como se fosse um bem de sua propriedade. Reparem senhores, que outros gestores, foram sensíveis e ajudaram a construir todo esse sistema tão bem aparelhado.

Design de NewWpThemes