'

14 de nov. de 2014

A produção industrial do Maranhão voltou a apresentar queda. Segundo a Sondagem Industrial do Maranhão, pesquisa realizada mensalmente pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), o indicador que mede o volume produzido pelo setor para o mês de setembro de 2014 ficou em 46,1 pontos.
Pela metodologia do levantamento, o resultado é aplicado a uma escala que vai de 0 a 100 pontos e que resultado acima dos 50 pontos indicam crescimento e abaixo deste patamar mostram queda.

No Brasil, o índice marcou 49,7 pontos, caracterizando estabilidade, enquanto que no Nordeste, ficou em 52,4 pontos, sinalizando aumento no volume de produção com relação a agosto.
CAPACIDADE

A pesquisa da Fiema também mede a Utilização da Capacidade Instalada (UCI), que ficou em 71%. Apesar da pequena queda – um ponto percentual em relação a agosto de 2014 – o resultado indica estabilidade.
O número de empregados em setembro também teve queda, com o indicador ficando em 45,8 pontos e o indicador de estoques efetivos planejados ficou estável, apesar do indicador ter ficado ligeiramente abaixo dos 50 pontos, ao marcar 49,3 pontos. No mesmo período, o estoque de produtos finais teve uma ligeira alta, como mostra o indicador que ficou em 50,6 pontos.

Para os próximos seis meses, os empresários esperam que haja aumento da demanda e do volume de exportações, com ambos indicadores ficando em 54,2 pontos. Em relação a compra de matéria prima, os empresários esperam estabilidade, como mostrou o indicador ao marcar 49,8 pontos. Já quanto o assunto é contratação de novos empregados há pessimismo entre os empresários da indústria, porque o indicador marcou 45,9 pontos.

0 comentários :

Design de NewWpThemes