'

13 de nov. de 2014

Avanços, desafios, as pesquisas e as tecnologias sociais no campo são temas que estarão em debate no I Simpósio da Agricultura Familiar Maranhense, que a Embrapa vai realizar no período de 18 a 21 deste mês, em Caxias (MA). O evento integra a programação da AgriTec 2014 – Feira de Agrotecnologia da Região dos Cocais Maranhense.

O simpósio acontecerá dentro do Espaço da Agricultura Familiar e será aberto às 9h do dia 19, com a mesa redonda “Retrospectiva do Ano Internacional da Agricultura Familiar e sua Agenda para o Futuro”. A palestra será proferida por Argileu Martins da Silva, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), tendo como moderador o chefe-geral da Embrapa Cocais, Valdemício Ferreira de Sousa, e debatedores Jorge Fortes (Agerp), Manoel Silveira Neto (Secretário de Agricultura de Caixas) e Eugênio Peixoto (consultor).

Em seguida será realizada a mesa redonda que trará como tema “A importância das tecnologias no campo e o futuro da agricultura familiar: juventude e sucessão rural”, cujo palestrante será Fernando do Amaral Pereira e moderador Eugênio Peixoto (ambos da Embrapa). Os debatedores serão Marcos Jacob de Oliveira Almeida (Embrapa Meio Norte) e Carlos Borromeu (Superintendente de Recursos Hídricos e da Casa Familiar Rural de Chapadinha).

Outras duas mesas redondas estão previstas: “Como as políticas públicas podem fazer a diferença na produção e comercialização de produtos”, com Arnoldo Anacleto de Campos, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS); e “Estratégia da parceria entre pesquisa e Ater para o desenvolvimento rural brasileiro”, com Waldyr Stumpf Júnior (Embrapa).

MINICURSOS E OFICINAS - A programação do Simpósio consta ainda de quatro minicursos: Propagação rápida de material genético de mandioca (a ser ministrado por José Raimundo Ferreira Filho, da Empresa Bahiana de Desenvolvimento Agrícola); Manejo da fertilidade do solo (com Diana Signor Deon, da Embrapa Semiárido); Produção de mudas de hortaliças (com Rosa Lucia Rocha Duarte, da Embrapa Cocais); e Captação e manejo de água da chuva para a produção de alimentos e consumo humano (com Nilton de Brito Cavalcanti, da Embrapa Semiárido).

Também serão realizadas três oficinas: Produção de alimentos à base de mesocarpo de babaçu (com Maria Lúcia Silva Santos e Márcia Silvana da Silva Campelo, da Associação de Quebradeiras de Coco de Itapecuru-Mirim); Processamento da mandioca - farinha, fécula e beijus coloridos (com Joselito da Silva Motta, da Embrapa Mandioca e Fruticultura); e Piscicultura em tanque escavado: alimentação e manejo de peixes (com Marcela Mataveli, da Embrapa Pesca e Aquicultura).

CLÍNICAS TECNOLÓGICAS – Outro destaque do evento será Outro destaque do I Simpósio da Agricultura Familiar Maranhense são as “Clínicas Tecnlógicas”. Serão realizadas oito, ao todo, com os seguintes temas: Produção e manejo de caprinos e ovinos; Produção e manejo de peixes em tanque rede; Cultivo protegido de hortaliças; Produção de insumos de base agroecológica; Aspectos técnicos de manejo e produção na apicultura; Aspectos de produção e manejo de galinha caipira; Manejo da cultura do arroz em terras altas; e Capacitação de mediação para uso das minibibliotecas da Embrapa.

Completam a programação o Dia de Campo sobre o “Uso de produtos biofortificados no combate à desnutrição” e as seguintes palestras: Avanços e desafios do Plano Brasil Sem Miséria nos territórios de Cocais e do Baixo Parnaíba; Agricultura sustentável: os avanços do conhecimento científico e a valorização do conhecimento tradicional; A Fundação Vale e a agricultura familiar: projetos de geração de trabalho e renda no Maranhão; Agroecologia e os desafios da transição agroecológica no estado do Maranhão; Territórios rurais, cadeias produtivas e superação da pobreza no estado do Maranhão.

0 comentários :

Design de NewWpThemes