'

1 de dez. de 2014

Anunciada desde a primeira dezena de outubro, a Equipe de Transição de Flávio Dino encontra dificuldades para ter acesso a documentos e informações necessárias para o processo de transição desde os primeiros dias. O ritmo de recebimento de informações requeridas junto ao atual governo é considerado como lento e insuficiente: das 32 solicitações com pedidos de detalhamento da estrutura e do orçamento de cada órgão, apenas 09 foram respondidas – muito menos da metade.

Os dados foram requeridos por meio de ofício entregues à atual chefe da Casa Civil pelo coordenador da equipe de transição e futuro secretário da Casa Civil, Marcelo Tavares, em reunião no Palácio dos Leões no dia 14 de outubro. Somente 16 dias após a solicitação é que Marcelo Tavares recebeu algumas informações. Ainda assim, segundo ele, apenas dados óbvios que constam em diários oficiais e na internet.

“A gente só tem recebido as informações mais óbvias. Aquelas que não estão nos diários oficiais e na internet a gente não consegue receber. Continuamos aguardando que o atual governo colabore com um trabalho que beneficiará a todo o povo do Maranhão”, diz Marcelo Tavares.

Dados importantes como a folha de pagamento do Estado, a execução orçamentária atual, informações sobre contratos, convênios, precatórios, demonstrativo de obras e as ações prioritárias de cada pasta até agora não foram repassados à equipe do próximo governo. Outro documento importante que a equipe não recebeu, segundo Tavares, é a cópia dos contratos das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) que atuam na área da Saúde. Mesmo assim, a Casa Civil deu por concluído o processo de transição em declarações a parte da Imprensa.

Para que o trabalho de transição não fique estancado, os secretários já anunciados por Flávio Dino fazem um trabalho paralelo buscando informações com os dirigentes das pastas. “Dirigi uma carta à governadora, tentando institucionalizar a transição, mas, infelizmente, não foi possível. Nossa equipe está procurando os secretários para obter as informações que podem nos ajudar. Estamos fazendo a nossa parte, preparando um diagnóstico com o que dispomos, informações públicas, para anunciar medidas desde o primeiro dia”, explicou Flávio Dino.

O outro lado

Sobre isso, a gestão Roseana Sarney alega que “a equipe de transição do governador eleito não fez qualquer solicitação específica à Casa Civil” e que “é provável que tais contratos sejam com secretarias cujas informações ainda estamos levantando”. Enquanto isso, os entraves para a conclusão da transição. 

0 comentários :

Design de NewWpThemes