'

5 de dez. de 2014

O prefeito Edivaldo participou na manhã desta sexta-feira (5) do lançamento da moeda comemorativa da cidade de São Luís. A moeda é uma homenagem do Banco Central à capital maranhense, que há exatos 17 anos teve o Centro Histórico reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

“É um momento importante. Deixo nosso agradecimento ao Banco Central pela justa homenagem que faz à nossa cidade, lançando esta moeda em uma data bastante simbólica”, destacou o prefeito Edivaldo durante a cerimônia realizada na Associação Comercial do Maranhão (ACM), no Centro. Na ocasião, o prefeito adiantou que no próximo ano serão executadas várias ações para preservação do patrimônio histórico.

Com tiragem inicial de 3 mil exemplares, a moeda comemorativa é cunhada em prata e possui 40 milímetros de diâmetro pesando 27 gramas. O anverso traz uma referência a arquitetura ludovicense, com azulejos impressos, e no reverso a alusão ao bumba-meu-boi, que tem o título de Patrimônio Cultural do Brasil. O valor de face corresponde a R$ 5 e a aquisição pode ser feita nas unidades regionais do Banco Central mediante o pagamento de R$ 180. A solicitação também pode ser feita através do site do Banco do Brasil (www.bb.com.br).

Segundo o diretor de administração do Banco Central, Altamir Lopes, a importância cultural de São Luís foi uma característica determinante para a homenagem. “Temos a honra de homenagear a única das nossas capitais com origem francesa e cujo acervo colonial português se reflete como maior patrimônio cultural contínuo do país”, argumentou o representante do Banco Central.

A moeda integra a série numismática “Cidades Patrimônio da Humanidade no Brasil”. Já foram homenageadas as cidades de Brasília, Ouro Preto, Goiás e Diamantina, respectivamente, nos anos de 2010, 2011, 2012 e 2013. O chefe do departamento do Meio Circulante do Banco Central, João Sidney de Figueiredo, explica que a série foi iniciada como colecionismo, acompanhando a tendência de vários países.

“Além desta preocupação de prestar uma homenagem é também uma forma de propor uma reflexão para a população sobre a importância da preservação do patrimônio da humanidade. E nada melhor do que uma moeda, que tem valor monetário, de pagamento”, destacou João Sidney de Figueiredo.

O prefeito Edivaldo compareceu ao evento junto com a primeira-dama Camila Vasconcelos. Também estiveram presentes, os secretários municipais Lula Fylho (Governo), José Cursino Raposo (Planejamento e Desenvolvimento), Robson Paz (Comunicação), Olímpio Araújo (Desportos e Lazer), Breno Galdino (Segurança com Cidadania), Andréia Lauande (Criança e Assistência Social), Marcelo Coelho (Agricultura, Pesca e Abastecimento), Geraldo Castro Sobrinho (Educação); o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Francisco Gonçalves, e o presidente da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico, Aquiles Andrade; o presidente do Instituto de Paisagem Urbana, Luiz Carlos Borralho; o superintendente da Casa da Moeda, Paulo Ricardo Ferreira; a presidente da Associação Comercial do Maranhão, Luzia Resende; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, Edilson Baldez; e o presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar.

PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO

O prefeito Edivaldo lembrou que a gestão do Município tem como uma das principais diretrizes o dever de cuidar do patrimônio histórico. Durante a cerimônia desta sexta-feira, ele anunciou as ações que serão realizadas no próximo ano para benefício do setor, incluindo o programa Patrimônio Digital, aprovado pela Câmara de Vereadores, que será lançado no inicio do ano que vem.

O programa tem o objetivo de atrair empresas com atuação em tecnologia em informação para o Centro Histórico, a partir da lei de incentivo fiscal de empresas. “Esse espaço privilegiado será um polo importante capaz de gerar conhecimento, tecnologias, emprego e renda”, esclareceu o prefeito Edivaldo.

Ele também destacou o PAC Cidades Históricas, sinalizando todo o apoio logístico na restauração de logradouros, como a Praça da Alegria, Deodoro, João Lisboa, Pantheon e Mercado Central. O prefeito lembrou o início das obras de restauração de imóveis localizados na zona de proteção histórica, são projetos de habitação de caráter social que ganharão espaço em casarão do Centro Histórico.

0 comentários :

Design de NewWpThemes