'

5 de dez. de 2014

Fabíola Ortiz
Do UOL

A conta da vestimenta de Gullar será paga pelo governo do Maranhão, por iniciativa da governadora Roseana Sarney, que teria ligado para o poeta oferecendo-se para cobrir os custos. “Aqui no Rio, o prefeito Eduardo Paes também me ligou dizendo que fazia questão de pagar, mas eu falei que a Roseana já tinha se antecipado. Quando ele soube [da votação] ligou para mim, mas eu disse: ‘Você chegou atrasado'”, lembrou Gullar, em tom de brincadeira.
Entre outros, a prefeitura do Rio já pagou fardões para imortais como o presidente Fernando Henrique Cardoso, eleito membro da Academia em 2013, e Paulo Coelho, nomeado em 2002.

Sobre o Fardão
O fardão é um uniforme que inclui casaca, calça, espada e chapéu de veludo negro com plumas brancas, feitos de cambraia inglesa verde, decorados por bordados à mão caprichados feitos com fios de ouro.

Desde 2006, após a morte do alfaiate Francesco Rossalba, os fardões da Academia passaram a ser confeccionados exclusivamente por Diógenes Cardoso, 72, em um ateliê no centro do Rio de Janeiro. Os uniformes chegam a custar R$ 70 mil e costumam ser presenteados aos escritores pelo governo do Estado ou do município do acadêmico recém-eleito.

0 comentários :

Design de NewWpThemes