'

2 de ago. de 2013


Aproveitando o recesso de 15 dias concedido pela Assembleia Legislativa do Maranhão a parlamentares e funcionários, o deputado estadual Bira do Pindaré (PT) foi ao Rio de Janeiro, onde participou da Jornada Mundial da Juventude 2013 organizada pela Igreja Católica Apostólica Romana (JMJ).

O parlamentar foi à cidade maravilhosa para participar da JMJ 2013, realizada pela primeira vez no Brasil. O Brasil e o Rio de Janeiro receberam milhões de fieis de todo planeta que presenciaram a primeira vista do Papa Francisco a América Latina.

Em discurso na Assembleia Legislativa, na manhã da quinta-feira (01), o deputado Bira destacou a grande participação de maranhenses nas atividades da JMJ, no Rio de Janeiro. Várias delegações saíram de São Luís e de cidades do interior do estado para celebrar com a juventude católica do mundo todo no Rio de Janeiro.

No Rio de Janeiro, Bira caminhou ao lado dos peregrinos por Copacabana e participou da "marcha contra a violência e extermínio de jovens" promovida pela Pastoral da Juventude. O deputado ressaltou a importância das posições defendidas pelo Papa Francisco, que mostra uma perspectiva diferenciada pra a Igreja Católica e uma reaproximação com a população mais pobre do Brasil e do mundo.       

Pastoral da Juventude

A história de Bira junto aos movimentos sociais está umbilicalmente ligada a Igreja católica, em especial a Pastoral da Juventude. Em sua juventude, Bira participou do grupo de jovens da Igreja Católica, posteriormente da Assessoria Arquidiocesana de São Luis da Pastoral da Juventude. Na oportunidade, estreitou sua relação com o fundador da pastoral da Juventude no Maranhão Dom Vilson Basso, na época padre da Igreja Nossa Senhora da Conceição do Monte Castelo.

Atualmente Bira mantém a relação de amizade com Dom Vilson (atual Bispo da Arquidiocese de Caxias), juntos na década de 80, reorganizaram os grupos de jovens da Igreja Católica no Maranhão. Na Igreja Católica, o jovem Bira foi formado com base na Teologia da Libertação.

“A Teologia da Libertação defende a opção preferencial pelos pobres, somos sempre movidos por esse olhar crítico de que a sociedade precisa espelhar e representar melhor os sentimentos do próprio Evangelho que é renovador na sua essência”, explicou Bira.
    
Jornada Mundial da Juventude

A Jornada Mundial da Juventude, que se realiza anualmente nas dioceses de todo o mundo, prevê a cada 2 ou 3 anos um encontro internacional dos jovens com o Papa, que dura aproximadamente uma semana. A última edição internacional da JMJ foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu mais de 190 países.

A XXVIII Jornada Mundial da Juventude, que contou com a participação do deputado Bira e família, foi realizada entre os dias 23 a 28 de julho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro e teve como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).

0 comentários :

Design de NewWpThemes