'

2 de ago. de 2013

Alunos classificados para a etapa estadual serão premiados neste sábado
Os alunos da etapa municipal do “Atleta na Escola: Programa de Formação Esportiva Escolar” classificados para a etapa estadual serão premiados neste sábado (03), no Complexo Esportivo Castelão. Mil alunos das redes municipal e estadual de ensino participam da competição que iniciou nesta sexta-feira (02).

Pela manhã, a partir das 11h, serão premiados os alunos de 12 a 14 anos e à tarde, às 17h, ocorrerá a premiação dos que possuem de 15 a 17 anos. Cerca de 300 alunos da rede municipal e 700 da estadual participam da etapa municipal do Programa, desenvolvido em São Luís através da parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal. As competições são de Atletismo e incluem provas de velocidade, resistência e salto em distância, através das quais os alunos-atletas serão classificados para etapa estadual do “Atleta na Escola”.

“Esporte desenvolve não somente o físico, mas também o emocional e o psicológico do ser humano. Por isso, Educação e Esporte se complementam na formação do cidadão. Nesse evento, esperamos conseguir um bom número de representantes para a etapa estadual do Programa Atleta na Escola”, destacou a superintendente do Ensino Fundamental, Soraia Raquel Souza, na solenidade de abertura do evento.

Para o aluno José Cláudio Lima Gonçalves, do 8º ano da Unidade de Educação Básica Maria Rocha, as expectativas para a competição são muito boas. “Eu me preparei na escola, nas aulas de Educação Física. Participarei das três provas e como fiquei em 1º lugar na etapa anterior, espero ganhar e me classificar para a próxima fase. Mas o que vale mesmo é estar aqui e competir, afinal de contas já consegui passar para essa etapa e estou em uma etapa que muitos alunos gostariam de estar”, destacou o aluno de 13 anos.

Durante a solenidade de abertura do evento, cinco atletas foram homenageados pelos seus desempenhos em competições nacionais na modalidade Atletismo. Além dos alunos, o atleta José Ribamar Soares Ribeiro foi o homenageado especial do dia por já ter vencido os campeonatos “Norte e Nordeste” e “Brasileiro” de Atletismo e hoje ser professor da Unidade de Educação Básica Maria Alice Coutinho.

Para a realização do evento, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) conta com a parceria das secretarias municipais de Saúde (Semus) e Desporto e Lazer (Semdel), Fundação Municipal de Cultura (Func), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Faculdade Estácio São Luís, 24º Batalhão de Caçadores e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel).

PROGRAMA

O Brasil irá sediar, em 2014, a Copa do Mundo de Futebol e, em 2016, as Olimpíadas e Paraolimpíadas. Tendo em vista este cenário esportivo na história brasileira, o “Atleta na Escola: Programa de Formação Esportiva Escolar” surgiu com o objetivo de incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes de educação básica, estimular a formação do atleta escolar e identificar, bem como orientar jovens talentos.

O Programa possui por principais ações a realização de competições que identificam talentos na modalidade de atletismo e o acolhimento dos talentos identificados nos jogos escolares.

0 comentários :

Design de NewWpThemes