'

7 de jan. de 2014

Após as cenas de barbárie extrema no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, que chocaram o país, o governo do estado transferiu 22 líderes de facções criminosas, nesta terça-feira, para presídios federais em Mossoró (RN), Catanduvas (PR), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO).

Segundo revela a versão eletrônica da revista Veja, a presidente Dilma Rousseff  convocou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, nesta terça-feira para discutir a situação carcerária maranhense e avaliar as possibilidades de ajuda do governo federal para controlar a onda de mortes em Pedrinhas.

A falta de controle do governo sobre o sistema penitenciário e o caos na Segurança Pública continuam repercutindo nacionalmente para vergonha de nós maranhenses. É triste mostrar para o Brasil que temos uma governadora inoperante, preguiçosa, cuja única ocupação é jogar baralho a noite e passar o dia dormindo.  

Dormi tanto que esqueceu que construir os presídios prometidos. Segundo revela a Veja, o Ministério da Justiça informou que, de 2003 e 2013, foram investidos cerca de 55 milhões de reais na construção de sete novas unidades e na melhoria do sistema prisional no Estado, no caso do Maranhão, os recursos foram devolvidos aos cofres públicos sem ser utilizados porque a gestão de Roseana não preencheu requisitos técnicos para o início das obras.

De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que vistoriou o presídio de Pedrinhas, a situação do complexo é de “completa insalubridade”, com fezes espalhadas no mesmo local de preparação dos alimentos. A promessa da governadora ao CNJ era que o governo estadual iria investir, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), 53 milhões de reais na construção de onze penitenciárias.

0 comentários :

Design de NewWpThemes