'

27 de nov. de 2014

Jornal Pequeno

Quem não tinha assistido ao filme “Os caras de pau” teve direito a reprise vendo a governadora Roseana Sarney comemorar, em entrevista na televisão, os dados do Ipea que apontam que a região metropolitana de São Luís apresenta a melhor taxa de acesso à educação do Brasil, seguida de São Paulo, Brasília e Curitiba

Fizeram o estardalhaço possível. No rádio, na TV, em jornais, em blogs, mas todo esse teatro não resistiu sequer às primeiras vaias. Em matéria publicada no seu blog, o jornalista Gilberto Leda mostrou que a aferição foi feita com base no censo demográfico de 2010. E acrescentou: “A gestão da governadora Roseana Sarney tem muito pouquíssima coisa a ver com o resultado e a gestão de Edivaldo nada a ver. Se alguém teria o que comemorar seriam o governador Jackson Lago e o ex-prefeito João Castelo.

O prefeito Edivaldo, no entanto, não foi para emissoras de rádio, nem jornais e TV, nem convocou coletiva de imprensa para enganar o povo e dizer que a divulgação do Atlas de Desenvolvimento Humano é uma conquista de sua administração. A governadora, além de assumir publicamente uma conquista que não é sua, escalou para reforçar o engodo o senhor Secretário de Estado da Educação, Danilo Furtado, que disse: “O governo do Estado tem participação efetiva nesse resultado alcançado na região metropolitana de São Luís no campo da educação, pois trabalha com matrículas do ensino fundamental e do ensino médio e de jovens e adultos”.

O maranhense se acostumou a assistir na televisão à propaganda oficial listando como sendo do governo do Estado obras federais, principalmente em períodos antecedentes a campanhas eleitorais; ou seja, a apropriação indébita é uma particularidade gerencial do governo Roseana. Dos quatro governos em que esteve como primeira mandatária do Estado. Sem contar que ao fazer tamanho estardalhaço simplesmente omitiu o trabalho dos então prefeitos de São Luís, Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Alcântara, que certamente contribuíram para essa conquista. A gestão de Luis Fernando Silva em São José de Ribamar, por exemplo, foi destaque nacional diversas vezes em matéria de educação.

Talvez isso ocorra porque não se tem notícia de que qualquer das gestões da governadora esteja de posse de nenhum reconhecimento nacional. A gestão do prefeito Edivaldo, entretanto, em apenas dois anos, foi colocada entre as três primeiras do Brasil no ranking da transparência, reconhecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social no que respeita ao tratamento de pessoas em situação de rua, e nesse pouco tempo conseguiu avanços incontestáveis na saúde pública municipal.

Mas, pelas notícias que se tem, em se tratando de apropriação indébita, não é só de obras e serviços alheios que esse governo do Estado costuma se apropriar.

 

 

2 comentários :

Jaelson disse...

Rosena é uma cara de pau, essa mulher adora se apropriar do feito de outras pessoas, mas o povo não é bobo. Certo tá o prefeito que não saiu por ai fazendo estardalhaço.

Helena disse...

Um absurdo a Roseana dando entrevista comemorando os dados do Ipea como se fosse resultado do trabalho dela, rídiculo isso. Por isso que admiro holandinha, ele sim tem dignidade e não fica tentando enganar o povo com resulatdos que não são fruto do seu trabalho.

Design de NewWpThemes