'

25 de nov. de 2014

Mais uma conquista da Administração Ribamar Alves está beneficiando a população do Município de Santa Inês. Trata-se do Projeto Olhar Brasil, um programa do Governo Federal ao qual a Prefeitura de Santa Inês aderiu e agora está atendendo alunos e idosos.
Estão sendo atendidos os alunos inscritos no Programa Saúde na Escola (PSE), voltado para a rede municipal de ensino, e os idosos/alfabetizandos do Programa Brasil Alfabetizado (PBA).
O Projeto Olhar Brasil foi elaborado de forma conjunta pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação. Propõe-se a atuar na identificação e na correção de problemas de visão em alunos matriculados na rede pública de ensino da Educação Básica, priorizando, inicialmente, o atendimento ao Ensino Fundamental (1ª a 8ª série/1º ao 9º ano), em alfabetizandos cadastrados no “Programa Brasil Alfabetizado”, participantes do programa Mulheres Mil e na população com idade igual ou acima de 60 anos.

A implementação desse projeto visa reduzir nas taxas de evasão escolar decorrente de dificuldades visuais, facilitar o acesso à diversidade de contextos sociais e, também, garantir melhoria na qualidade de vida destes cidadãos.

O PROGRAMA EM SANTA INÊS

De acordo com Terezinha Helen, coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE) em Santa Inês, a parceria do Projeto Olhar Brasil com a Secretaria Municipal de Educação atende os alunos das 30 escolas cadastradas pela Prefeitura. Terezinha diz que todas as crianças da rede de ensino estão sendo avaliadas e as que apresentarem algum problema de visão são atendidas pelo Projeto, que além da consulta fornece também os óculos, caso haja necessidade.

Também graças ao empenho das parcerias Saúde/Educação da Prefeitura de Santa Inês, o Projeto Olhar Brasil está atendendo os 450 idosos/alfabetizandos das 15 turmas do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), que em Santa Inês é coordenado pela educadora Rode Torres Lima, com auxílio técnico de Edna Márcia Pinheiro. Elas explicam que todos os idosos estão passando por avaliação oftalmológica.

 

0 comentários :

Design de NewWpThemes