'

24 de nov. de 2014

A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), em parceria com o governo federal, intensificou as obras da segunda etapa do Canal do Renascença. Até o final deste mês, será concluída a galeria na Rua Monção, no trecho entre a Avenida Colares Moreira e a entrada do estacionamento da Universidade Ceuma.

O titular da Semosp, Antônio Araújo, explicou que devido à importância da obra para evitar alagamentos na região durante o período chuvoso, o prefeito Edivaldo determinou a intensificação dos serviços. “O prefeito Edivaldo é extremamente atento aos problemas da cidade e o trabalho de drenagem nessa região reduzirá transtornos ocasionados ao longo de vários anos, como enchentes e alagamentos”, explicou.

Ele informou que para garantir a qualidade de vida das pessoas que frequentam a região e evitar a ocorrência de desastres naturais, a construção do canal está obedecendo ao dimensionamento adequado para a região. O secretário frisou que, ao todo, serão construídas duas galerias na obra do canal.

A galeria da Rua da Monção, com conclusão prevista para o final deste mês, tem aproximadamente 280 metros de extensão. Nela estão dispostos tubos de concreto, com diâmetro de 400, 600, 800 e 1.000 milímetros, além de nove bocas de lobo e seis poços de visitas. “Com essas dimensões da vazão projetada do sistema, será possível absorver e orientar corretamente o fluxo de águas pluviais”, afirmou Antônio Araújo.

A segunda galeria tubular, com cerca de 30 metros de extensão, cinco bocas de lobos e dois poços de visitas, será construída na Rua dos Sapotis, paralela à Monção. O canal do Tropical fica localizado entre o estacionamento do Tropical Shopping Center e a sede do jornal O Imparcial. O investimento prevê, além das duas galerias subterrâneas, a escavação, construção do piso e das paredes da segunda parte do canal com 147 metros de extensão.

PREVENÇÃO

Além do canal do Tropical Shopping, a Prefeitura intensificará nos próximos dias as ações para a limpeza manual e mecanizada de canais, galerias, bueiros e bocas de lobos na cidade, com o objetivo de evitar a ocorrência de enchentes. Os serviços estão sendo executados com base no diagnóstico realizado pela Semosp, para identificação de pontos da cidade com potencial de sofrer alagamentos.

O mapeamento inclui a limpeza em mais de trinta canais, além de galerias situadas em bairros de regiões diversas da capital.  Entre esses pontos estão no planejamento de limpeza mecanizada os canais dos rios Gangan (Turu), Paciência (região do Jardim São Cristóvão), Saramanta (Forquilha), Ingaura, Anil, Pimenta, Paquistão, Macaúba, Jaguarema, Rio das Bicas entre dezenas de outros cursos d’água.

0 comentários :

Design de NewWpThemes