'

30 de dez. de 2014

A Prefeitura de São Luís realizará uma programação especial para comemorar a chegada do ano 2015. Em dois palcos distintos, os shows da virada reúnem talentos maranhenses e nacionais numa maratona musical. O Show da Virada, na Avenida Litorânea, e a Virada com Jesus, na Praça Maria Aragão, terão início às 21h e às 20h, respectivamente.

Na Praça Maria Aragão, grandes cantores da música brasileira dividirão o mesmo palco em uma celebração de agradecimento a Deus pela chegada do novo ano. Uma das atrações da Virada com Jesus será o pastor André Valadão, indicado duas vezes para o Grammy Latino. No mesmo palco, se apresentarão o capixaba Anderson Freire, o carioca Maurício Paes, os maranhenses Jacymário e Saul Gutman em apresentação solo, e os grupos Fogo e Glória, Forró de Crente, Marcados pela Promessa e Som do Alto.

Na Avenida Litorânea, a miscelânea rítmica terá tonalidade maranhense por excelência. Os grupos de tambor de crioula Arte Nossa e Catarina Mina abrem a programação. No palco, desfilarão nomes emergentes da música maranhense ligados ao samba, como o grupo Argumento, e ao ritmo mais cultuado na ilha, o reggae, representado pela banda de Alcântara, Barba Branca.

O grupo Afrôs promove uma excursão pelos ritmos maranhenses, interpretando composições consagradas da música produzida no estado, além de peças do cancioneiro popular, folclóricas e autorais. As cantoras Nathália Ferro, Mila Camões, Camila Reis e Lena Machado têm participação especial no show das Afrôs.

O cantor e compositor Zeca Baleiro encerra em grande estilo a programação musical composta somente por talentos maranhenses. O cantor também participou como autor na 9ª Feira de Livro de São Luís, promovida pela Prefeitura de São Luís. Zeca fez a carreira fora do Maranhão, embora tenha leve o nome do Maranhão por onde passa.

No palco do Show da Virada em São Luís, ele apresentará composições de “O disco do ano”. Este ano, Zeca Baleiro produziu o primeiro disco da carreira da sambista Patativa e participou do show de lançamento do trabalho. Dos vários sucessos de Baleiro, destaque para “Telegrama”, “Prince Tag”, “Disritmia”, “Lenha”, “Samba do Approach” e “Flor da Pele”.

Baleiro contou que preparou um repertório com os grandes sucessos, mas também quer fazer algumas surpresas. “Em um show assim grande, devemos privilegiar as músicas mais conhecidas. Não podemos deixar o público dispersar. É preciso deixá-lo mais próximo para celebrar a festa do começo do ano”, afirmou.

VIRADA COM JESUS

Um dos destaques da festa para a chegada de 2015 na Praça Maria Aragão é o cantor André Valadão, um dos principais nomes da música gospel. Com 12 CDs gravados, entre eles Fé (2009), Valadão não deixa de fora da playlist canções como “Abraça-me”, cujo vídeo no Youtube alcançou mais de 7 milhões de acessos, e “Pela Fé”, bastante conhecida em seu ministério, com mais de 4 milhões de visualizações. Já vendeu mais de 3,5 milhões de CDs e 430 mil DVDs. Ele integrou a primeira formação do Ministério de Louvor Diante do Trono.

O capixaba Anderson Freire é autor de grandes sucessos da música cristã. O ex-integrante da banda Giom foi vencedor do troféu Promessas 2013, com participações em programas de televisão, como Encontro com Fátima Bernardes e Programa Raul Gil. Canções como “Efésios 6” e “Raridade” são algumas das mais pedidas do repertório do cantor.

O carioca Maurício Paes foi uma das principais revelações da música gospel em 2013 e hoje está consolidado no segmento. Entre os principais sucessos de Maurício estão “Família debaixo da Graça”, “Me abençoará” e “Tua Graça me Basta”. Ele participou em setembro deste ano de um dos shows em comemoração ao aniversário de 402 anos de São Luís.

Dentre os artistas locais, destaque para Saul Gutman. O cantor maranhense está na estrada desde 1998 e já gravou três CDS: “Nação Brasileira”, “Shalom” e “SOS Itapecuru”.  Gutman diz que apesar da carreira e de ter inclusive tocado em Réveillons de outros estados, prefere se dedicar à musica na igreja. “Eu trabalho mais para a edificação da música na igreja. Quando aparecem oportunidades é ótimo levar a música e a palavra para mais pessoas. Este evento é uma ótima oportunidade de um grande encontro com Jesus para celebrar o ano novo”, disse.

ESTRUTURA

O palco montado no local, com o acréscimo e a estrutura de camarim, tem dimensão de 16 por 12 metros quadrados. Será um dos maiores instalados na avenida para realização de shows públicos.

Na Praça Maria Aragão, segundo ponto das comemorações do Réveillon organizadas pela Prefeitura de São Luís, o palco do espaço projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer servirá para as apresentações da Virada com Jesus. Para dar mais conforto ao público, a Prefeitura providenciou a instalação de telões de LED de alta definição com dimensão de 15 metros quadrados.

A Prefeitura preparou ainda um grande esquema de segurança para as duas festas. A expectativa é que cerca de 100 mil pessoas passem pela Litorânea e cerca de 60 mil na Maria Aragão. O trabalho na área de segurança será desenvolvido pela Polícia Militar (PM) e contará com reforço da Guarda Municipal e segurança privada contratada pela Prefeitura.

A administração do prefeito Edivaldo está empenhada em oferecer uma programação comemorativa com total segurança. Serão disponibilizados cerca de 60 membros da Guarda Municipal distribuídos em toda extensão da Litorânea e na Praça Maria Aragão.

Serão disponibilizadas equipes do Samu, com pronto-atendimento e ambulância. Além disso, toda a rede de urgência e emergência, incluindo os dois Socorrões, o Hospital da Criança, as quatro Unidades Mistas, os três Socorrinhos e as equipes do Samu estarão prontos para atender qualquer ocorrência.

 No trânsito, haverá alterações nas áreas em que os shows serão realizados. O trecho reservado às festas na Praça Maria Aragão que compreende o estacionamento da praça até a Ponte Bandeira Tribuzzi estará interditado para veículos, bem como o acesso às transversais. Já no trecho que se refere à Avenida Litorânea, a interdição corresponderá à área entre Belvedere e o Corpo de Bombeiros. Nesse local, fica proibido o tráfego de veículos, inclusive nas transversais. O acesso de veículos às áreas interditadas estará restrito a veículos credenciados. As alterações ocorrerão a partir das 7h desta quarta-feira (31) e vão até às 5h de quinta-feira, dia 1º de janeiro de 2015. O transporte coletivo terá reforço a partir da noite do dia 31 de dezembro.  Toda a frota estará nas ruas até 12h do dia 1º de janeiro de 2015.

O planejamento dos eventos está sendo coordenado pela Func, em parceria com as secretarias municipais de Trânsito e Transportes (SMTT), Segurança com Cidadania (Semusc), Saúde (Semus); Comunicação (Secom), Turismo (Setur) e Governo (Semgov), além da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Delegacia de Costumes.

 

PROGRAMAÇÃO

Virada com Jesus

20h – Forró de Crente

20h25 – Fogo e Glória

20h50 – Saul Gutman

21h15 – Jacymário

21h40 – Marcados pela Promessa

22h05 – Som do Alto

22h30 – Maurício Paes

23h15 – André Valadão

1h30 – Anderson Freire

Show da Virada

21h – Tambor de Crioula Catarina Mina e Nossa Terra

22h – Grupo Argumento

23h – Afrôs, com participação de Mila Camões, Camila Reis, Lena Machado e Nathália Ferro

0h – Zeca Baleiro

1h – Banda Barba Branca

0 comentários :

Design de NewWpThemes