29 de abr de 2015

O prefeito Edivaldo participou na tarde desta terça-feira (28), ao lado do governador Flávio Dino, do lançamento da 43ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses. A cerimônia, realizada no Ginásio Castelinho, contou com a participação do ex-jogador da Seleção Brasileira de Futebol, Zico, de atletas maranhenses e de milhares de estudantes que participarão da competição este ano.

"São Luís também sedia este grande evento, que é um momento tradicional no calendário esportivo do estado e muito importante para juventude do Maranhão. O fomento à prática esportiva pelo governo do Estado é de grande valor na formação dos nossos jovens e no aperfeiçoamento das habilidades de nossos atletas", destacou o prefeito Edivaldo, que estava acompanhado dos secretários Júlio França (Deportos e Lazer), Geraldo Castro (Educação) e Batista Matos (Comunicação).

Programas como o Mais Educação e o Movimento e Resgate, o primeiro em parceria com o governo federal e o segundo, projeto idealizado em nível municipal, colaboram com o fortalecimento de uma política esportiva para crianças e jovens pela gestão municipal. A Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel) trabalha no fomento de atividades esportivas nas mais diversas modalidades, com preparação de atletas e treinamento.

Durante pronunciamento, o governador Flávio Dino relembrou o seu tempo de atleta, quando chegou a ser campeão na disputa de xadrez. "Eu sei da importância desse evento e é para nós é uma alegria fazer esse grande evento, a maior competição estudantil do Maranhão. Aqui serão revelados novos talentos", completou o governador.

Este ano, o JEMS alcançou a maior adesão já registrada na história dos jogos, com 96 municípios participantes, cumprindo assim o papel de promover a integração entre escolas, atletas e governo.

Cerca de 50 mil estudantes de mais de 1.500 escolas devem participar dos jogos. O secretário Geraldo Castro disse que 15 escolas municipais vão participar das competições. Ano passado a equipe de Atletismo da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Rivanda Berenice Braga, localizada no Barreto, conquistou medalha de ouro nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs). Já o Handebol da U.E.B. Primavera, no Cohatrac III, levou a medalha de prata na competição.

A expectativa da Prefeitura é que os atletas da rede municipal de ensino tenham ainda mais destaque nas competições deste ano. "Temos tradição no handebol, no futsal e no atletismo e vamos repetir este trabalho. Trouxemos para abertura mais de 500 alunos e ampliaremos trazendo torcida, porque o JEMs traz o estímulo para que a criança venha torcer, venha entender as regras e ter o espírito de grupo, participativo e isto tudo faz parte da educação", observou o secretário Geraldo Castro.

O ex-jogador Zico disse que não teve oportunidade de disputar jogos escolares e disse saber da importância dessas iniciativas. "O esporte é gratificante porque nos motiva em todos os sentidos", disse.

Além de Zico, a cerimônia contou ainda com as presenças de grandes nomes do esporte maranhense, como Rafael Leitão, Rei Zulu, Iziane Castro, Frederico Castro e a apresentação do coral do Colégio Militar Tiradentes.

CRONOGRAMA
Os Jogos Escolares Maranhenses são compostos de quatro etapas (Municipal/Metropolitana, Regional, Estadual e Nacional) que comportam 22 modalidades disputadas nas categorias infantil (12 a 14 anos) e infanto (15 a 17 anos). A primeira etapa (Metropolitana) envolve apenas as instituições de ensino de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar e será iniciada no dia 2 de maio.

A segunda etapa da competição corresponde à etapa Regional, que ocorrerá em seis cidades do Maranhão, no mês de julho: Passagem Franca, São Mateus do Maranhão, Imperatriz, Caxias, São Domingos do Maranhão e Pinheiro. Já a etapa Estadual, que acontece tradicionalmente em São Luís, será realizada entre os meses de agosto e setembro, e os vencedores dessa etapa seguem para os Jogos Escolares da Juventude (etapa nacional).
Reações:

0 comentários :

Design de NewWpThemes