'

7 de dez. de 2013


Briga tá feia pelo comando do TRE

A disputa entre os desembargadores Guerreiro Junior e Froz Sobrinho para presidir o Tribunal Regional Eleitoral nas eleições de 2014, poderá esquentar ainda mais. Os desembargadores do Tribunal de Justiça elegem os membros da Corte Eleitoral, que por sua vez, composta por dois desembargadores, dois advogados, dois juízes de direito e um juiz federal, elege o seu presidente, que deve recair sobre um desembargador.

Froz Sobrinho já está no TRE, e Guerreiro Junior deverá ser eleito pelo TJ. Na ultima 4ª feira, (04.12), foi eleita pelo Tribunal de Justiça, para compor o TRE na cota dos juizes de direito, a juiza Alice Rocha, tida como voto certo, segundos bastidores, de Froz Sobrinho para a presidência do TRE. A juíza Francisca Galiza, candidata tida de Guerreiro Junior, não conseguiu votos suficientes.  

Assim, a família Cutrim poderá novamente presidir o Tribunal de Contas, com o conselheiro Edmar Cutrin, e o Tribunal Regional Eleitoral, com o desembargador Froz Sobrinho ( sobrinho de Edmar) os dois órgãos mais importantes no cenário eleitoral em 2014. Em 2010, Edmar Cutrim e o irmão Raimundo Cutrim, presidiram o TCE e o TRE, respectivamente.

Entre a cruz a espada I

Pior do que a situação do secretário de infraestrutura do Estado, Luiz Fernando, candidato ungido pela família Sarney para o governo do Estado em 2014, só mesmo a de sua de sua madrinha, Rosena Sarney (foto). Enquanto Luis Fernando patina em torno de 16% nas pesquisas de intenção de votos, Flávio Dino alcança os 60%.

A governadora, que deve se afastar do cargo em abril de 2014 para disputar o Senado Federal, também enfrentar problemas com o principal adversário, o vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha.   Roseana, segundo as pesquisas, mesmo no exercício do mandato, desde as primeiras sondagens para o Senado ver Rocha navegando em à sua frente folgadamente. 

Entre a cruz e a espada II

Para a bancada da oposição, o pré-candidato Luiz Fernando, numa última tentativa desesperada do grupo Sarney, poderá vir a se tornar governador biônico.

Os oposicionistas advertem que o esquema já está desenhado desde a retirada do ex vice-governador Washington Oliveira de cena.

Aliado do Palácio dos Leões, no entanto, acreditam que Luís Fernando, eleito governador biônico, poderá oferecer alguma dificuldade ao candidato das Oposições Flávio Dino.

Observadores do cenário político local acreditam que a candidatura da governadora Roseana Sarney ao Senado poderá vir a despencar nas pesquisas de intenção de voto de forma acentuada.

Advertem que se ela própria, governadora de 4º mandato, com toda a exposição que decorre do cargo, está bem atrás de seu oponente, Roberto Rocha, com sua saída do Palácio dos Leões para que Luis Fernando assuma o governo, a situação eleitoral dela poderá se agravar sensivelmente.

Se a troca no comando do estado poderá melhorará o desempenho de Luís Fernando, que passa ser governador biônico, para Roseana, sem mandato, poderá ser uma catástrofe. 

Faz diferença


Ainda que se queiram denegrir a imagem do PC do B no Maranhão, que é alvo de intensa e suja artilharia do grupo Sarney, ele se torna cada vez mais um partido diferente.

Na entrega do Premio José Augusto Mochel, na última sexta-feira (06.12), o perfil dos homenageados foge totalmente dos clichês políticos. Quebradeiras de coco, lavradores, operários, presidentes de sindicatos, e outros membros de seguimentos sociais,  é que são os grandes homenageados.

Dá gosto de ver pessoas simples, lutadoras contra abusos desde a época da ditadura, contra grileiros de terras, etc, contar suas histórias e aplaudidas de pé pelo público presente.

Cancelamento

O ex-boxeador e deputado federal Acelino Freitas foi obrigado a cancelar sua vinda a São Luís para participar da inauguração da academia Pretorian, na sexta, e de palestra, luta de apresentação e lançamento de sua biografia ontem (7), no mesmo local.  Em mensagem gravada e enviada aos organizadores do evento, Popó pediu desculpa pelos transtornos.

Segundo informou a assessoria do ex-boxeador, ele chegou a ir ao aeroporto e após quatro horas de espera em Salvador não conseguiu embarcar para São Luís. “Sem opções de voo para a capital maranhense que garantissem o cumprimento de sua agenda deste sábado, Popó teve que cancelar seus compromissos nesta cidade. Uma nova data deverá ser agendada em breve”, informou a mensagem.

Recorde histórico

A estrela do presidente da Embratur, Flávio Dino, continua brilhando. O ritmo acelerado imposto na gestão, a empresa ultrapassou a barreira dos 6 milhões de turistas estrangeiros, o redeu a Dino exposição na mídia nacional entre quinta e sexta-feira da semana passada. Todos os grandes jornais, rádios e televisões registraram o recorde.

E o recorde histórico foi conquistado com a chegada da argentina Nádia Panis, na manhã de quinta-feira (05), no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão), no  Rio de Janeiro, quando foi recebida com uma grande festa. A Argentina é o principal emissor de turistas para o Brasil, enviando anualmente mais de 1,5 milhão de visitantes aos diversos destinos turísticos do País.

CORRUPÇÃO A OLHOS NUS

A corrupção no programa Saude é Vida, da Secretaria de Saúde do Estado, sob comando de Ricardo Murad, é um dos maiores escândalos da história do Maranhão.

O blog já mostrou de forma documentada que a própria Controladoria Geral do Estado identificou fraudes de centenas de milhões de reais na construção dos intermináveis 72 hospitais prometidos pelo governo, e jamais entregues.

A construção de hospitais de fachada, que não funcionam, caros, tem servido apenas de pano de fundo para desvios que já ultrapassam um bilhão de reais dos cofres públicos. 

Quem silencia ou pactua com tamanha corrupção também é cúmplice. Fechar os olhos, por omissão ou intensão deliberada, em troca de não se sabe o que, também é crime. 

Poder infinito

E pensar que Nelson Mandela foi preso por 27 anos, foi libertado, elegeu-se presidente da República da Africa do Sul, pacificou o país entre negros e brancos, se recusou permanecer no poder, morreu aos 95 anos... e José Sarney ainda exerce o poder no Maranhão com mão de ferro.

0 comentários :

Design de NewWpThemes