'

4 de dez. de 2013

Gestão Edivaldo proporciona acesso das crianças ao esporte
A manhã desta quarta-feira (04) foi de muitas atividades esportivas para mais de 500 crianças que participaram da Caravana do Esporte em São Luís. O prefeito Edivaldo Holanda Júnior, acompanhado do secretário de Desporto e Lazer, Raimundo Penha, esteve presente no Jardim América para acompanhar de perto as atividades desenvolvidas ao longo do dia no local.

Durante a visita, o prefeito Edivaldo interagiu com as crianças e destacou a importância da ação para disseminar a prática esportiva na capital. “Essa iniciativa é inédita em nossa cidade e só demonstra o compromisso da nossa gestão em fazer do esporte uma prática entre crianças, jovens e adultos. Temos trabalhado para que as crianças tenham acesso ao esporte de qualidade e essa é nossa meta, com ações de capacitação para os professores, conscientização sobre a importância do esporte e equipamentos de qualidade para a prática das atividades para todos”, afirmou.

A Caravana do Esporte é resultado da parceria da Prefeitura, através da Secretaria de Desporto e Lazer (Semdel), com o Instituto Esporte Educação e a Vale. Durante a ação, que será encerrada nesta quinta-feira (5), cerca de 3 mil crianças que estudam na rede municipal de ensino, de sete a 14 anos, participarão das atividades de 12 estações esportivas, que contemplam as modalidades: atletismo, futebol, basquete, vôlei, handebol, arremesso de dardos, futebol americano, golf e slackline. 

O secretário Raimundo Penha disse estar feliz com a realização da Caravana e adiantou que novas parcerias com entidades públicas e privadas serão firmadas para reforçar o esporte na capital. “É uma determinação do prefeito Edivaldo que nós busquemos novas parcerias para alcançar novos objetivos. Essa Caravana é um sucesso porque nós acreditamos que dar as mãos é preciso para avançar ainda mais”, enfatizou.

Para quem participou das brincadeiras, a manhã foi só diversão. Michael Jorge Tâmara, de 9 anos, aluno da Unidade de Ensino Básico Nascimento de Moraes, aprendeu a arremessar dardos e jogar futebol americano e elogiou o que viu. “É muito divertido brincar com os amigos da escola e aprender coisas novas, novos esportes. Dá vontade de fazer essas brincadeiras todo dia”, disse.

A Secretaria de Educação (Semed) também é parceira na realização da Caravana do Esporte em São Luís. Além da participação dos educandos, 40 professores de Educação Física da rede pública de ensino de São Luís serão capacitados em Desporto Escolar por João Batista Freire, referência internacional na temática.

 Para o secretário de Educação, Geraldo Castro, a área do Esporte é fundamental para que haja o desenvolvimento pleno dos alunos. “Não há como pensar educação integral sem esporte. Solidariedade, sociabilidade, disciplina e espírito esportivo são elementos do desenvolvimento humano que podem ser trabalhados nas atividades esportivas. A educação que estamos construindo em São Luís tem por princípio a formação do ser humano e do cidadão e o esporte tem contribuído bastante para essa realidade”, destacou.

CAPACITAÇÃO
Simultaneamente às atividades, também foi realizada a formação de 150 professores e agentes  de esporte na modalidade Esporte Educacional. O Plano Estratégico elaborado pelos professores participantes dos três dias de formação continuada prevê a implantação de ações que garantam a continuidade da proposta metodológica da Caravana após o término da ação, iniciativa importante para o professor Newton Filho, que é professor de educação física na UEB Antônio Vieira, do São Cristóvão.

“É uma metodologia eficiente para nos auxiliar a sermos mais eficazes no ensino do esporte nas salas de aula. Ações como essa são fundamentais para garantir a qualidade dos serviços de cada professor”, disse.

0 comentários :

Design de NewWpThemes