'

4 de dez. de 2013


O ranking do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2012, divulgado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), apresenta o Maranhão com o 2º pior desempenho entre os estados brasileiros, perdendo apenas para Alagoas. Os estudantes foram avaliados em relação à leitura, matemática e ciências, na avaliação do deputado estadual Bira do Pindaré (foto), nesse índice, o Maranhão “levou uma pisa imensa”.

No comparativo com os 65 países avaliados, as notas do Maranhão só são maiores do que as do Quirguistão (último da lista). “Se o Maranhão fosse um país, ele seria o segundo pior do mundo, porque pior do que ele somente o Quirguistão, você sabe o que é isso. Quirguistão é o único país que tem o resultado desse índice que mede o desempenho dos estudantes pior do que o Maranhão”, protestou Bira.

Bira lembrou a promessa de campanha da atual Governadora, que realizaria uma “revolução na educação” e destacou que todos os indicadores sociais e educacionais do Maranhão apontam o estado nas últimas posições rivalizando com Alagoas.

Em um artigo publicado no jornal de propriedade de sua família, o pai da Govenadora, afirma que aqueles que denunciam esses indicadores sociais do Maranhão, são os “boca de diabo”. Tendo em vista a declaração do Senador pelo estado do Amapá, o deputado Bira questionou que parte do diabo seriam os responsáveis pelo caos da realidade social do Maranhão.

Aplicado em 65 países e reconhecido pelo MEC, o Pisa é um dos mais importantes testes internacionais para comparar o nível educacional das várias regiões do globo. A prova é aplicada a alunos na faixa dos 15 anos a cada triênio.

0 comentários :

Design de NewWpThemes