'

1 de abr. de 2014


Uma reunião de líderes de blocos, realizada nesta terça-feira (01),  definiu os nomes dos deputados membros que estavam faltando para compor a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Combustíveis. O objetivo é investigar o aumento abusivo nos preços dos combustíveis e a possível formação de cartel na capital maranhense.

A Oposição indicou como membro Othelino Neto (PCdoB), autor do requerimento da CPI. O Bloco Democrático ofereceu os nomes de André Fufuca (PEN) e Jota Pinto (PEN). PDT e PSDB indicaram Carlinhos Amorim (PDT). Já o Bloco Democrático Progressista indicou César Pires (DEM).

A indicação do Bloco Democrático pelo Maranhão foi para o deputado Roberto Costa (PMDB). A única pendência ficou por conta do Bloco União Democrática, liderado por Marcos Caldas (PRP), que ainda não se pronunciou. Porém, se não o fizer, a presidência da Casa poderá indicar.

A CPI agora está no ponto de ser instalada. A primeira reunião definirá quem será o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito.

Preços abusivos - A CPI dos Combustíveis foi protocolada, no último dia 24, pelo deputado Othelino Neto (PCdoB). Ele garantiu que o requerimento para a Comissão, assinado por diversos parlamentares, não teve nenhuma coloração partidária e, sim, o objetivo de apurar essas graves suspeitas de aumentos abusivos dos combustíveis, porque o consumidor clama por isso.

Pelo requerimento, a CPI será composta de sete membros, titulares e suplentes, para, no prazo de até 120 dias, apurar o abusivo aumento do preço do combustível cobrado nos postos de abastecimentos do Maranhão, além de investigar indícios de formação de cartel entre os empresários do setor, o que configura crime previsto em lei.

Cartelização - Uma investigação do Ministério Público confirmou que existe mesmo “cartelização” do preço dos combustíveis na capital maranhense e que o valor cobrado não é mais combinado tão-somente por avenidas e bairros, mas sim em toda a cidade.

“O que existia antes era uma combinação de preço por bairro. Agora, eles criaram mais força e, sem nenhum pudor, colocaram o mesmo preço na cidade inteira”, disse a promotora do Consumidor, Lítia Cavalcante.


0 comentários :

Design de NewWpThemes