'

1 de abr. de 2014

O dia 1° de abril foi lembrado pela oposição na Assembleia Legislativa do Maranhão. Os parlamentares do bloco aproveitaram a data para elencar as principais (e olha que não são poucas) contadas pela governadora Roseana Sarney durante suas campanhas.

Os deputados Bira do Pindaré (PSB), Rubens Jr. (PCdoB), Othelino Neto (PCdoB) e Marcelo Tavares (PSB), ocuparam a tribuna para refrescar a memória dos maranhenses.

Bira do Pindaré começou a série de discursos destacando uma das principais promessas da campanha de 2010. “Quem lembra que Roseana prometeu transformar o Maranhão em um tigre asiático do desenvolvimento? Hoje temos a 2° pior renda per capitas do Brasil. E a segurança? Este ano passamos por uma das piores crises de segurança na história do estado, com decapitações nos presídios e a segunda greve da PM na gestão da governadora.”

O líder do bloco, Rubens Jr., afirmou que as mentiras ultrapassam os anos enquanto os maranhenses seguem no sofrimento. “Quem não se lembra da pior mentira da governadora? ‘Todos vão poder dormir com as portas abertas. ’ Nem a governadora está dormindo com as portas do palácio abertas, basta uma manifestação para que ela encha a Praça Dom Pedro II de grades e proíba a que qualquer pessoa se aproxime.” Lembrou o parlamentar.

No ramo do esporte, Rubens Jr., lembrou ainda da promessa de reinauguração do estádio Castelão. “Cadê o jogo entre Brasil e França na reinauguração do Castelão? Prometeu Zidani, Henry, seleção brasileira, mesmo sabendo que não vinham. O estádio está prestes a passar por uma nova reforma e nada do famoso jogo.”

Othelino Neto continuou a linha do discurso oposicionista. “A governadora prometeu entregar 72 hospitais até o final de 2013. Hoje, quase na metade de 2014, ela não conseguiu entregar nem a metade do prometido.”

Marcelo Tavares apelidou a gestão estadual de ‘governo Pinóquio’, fazendo referência ao famoso desenho de Walt Disney. “A diferença para este governo, é que a cada mentira o que cresce são as mazelas do Maranhão. Prometeu a Via Expressa para o quarto centenário de São Luís, até hoje nada, talvez no quinto, já que a cidade este ano completa 402 anos.” Completou o deputado.

LISTA DE PROMESSAS “CONCRETAS” NÃO CUMPRIDAS PELO GOVERNO ROSEANA

1. SAÚDE:
“72 hospitais até o final de 2013”
1.1. Implantar o sistema de entrega domiciliar de medicamentos de uso continuado;
1.2. Abastecimento de água e saneamento básico.
1.3. Fim do racionamento de água em dezembro de 2013

2. EDUCAÇÃO:
“Revolução na educação”
2.1. Ampliar a oferta de vagas no ensino médio;
2.2. Implantar “escolas em tempo integral” no ensino médio e educação profissional;
2.3. Ampliar a rede de bibliotecas Farol da Educação;

3. CIÊNCIA E TECNOLOGIA
“Vamos transformar o Maranhão num Tigre do Nordeste”
3.1. Descentralizar a Universidade Estadual do Maranhão, criando universidades regionais, a exemplo da Universidade Estadual de Imperatriz e da Universidade Estadual de Caxias, autônomas financeira e administrativamente;
3.2. Recuperação de centros de capacitação tecnológica;

4. DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E GERAÇÃO DE EMPREGO
“O Maranhão atravessa uma fase boa. É um estado que não tem corrupção, que trabalha pelo seu povo, um dos melhores da federação…”.
4.1. Ampliar o programa “meu primeiro emprego”:
4.2. Retomar o programa de formação de fornecedores, objetivando ampliar as oportunidades de aquisição de bens e serviços no mercado local;
4.3. Redenção do Maranhão com a refinaria de petróleo;
4.4. Polo de confecção de Rosário (Negócio da China);
4.5. Fábrica de autopeças em São Luís;
4.6. Siderúrgica em Perizes;
4.7. As ZPE’(Zona de Processamento de Exportação);

5. SEGURANÇA
“A população vai poder dormir de portas abertas”
5.1. Instalar base permanente do Grupo Tático Aéreo no sul do Estado, sediado em imperatriz;
5.2. Melhorar as instalações físicas das unidades policiais do estado, bem como o atendimento a cidadania;
5.3. Construção de novos presídios;

6. INFRAESTRUTURA, TRANSPORTES E HABITAÇÃO
6.1. Reestruturar o órgão estadual regulador do sistema de transportes;
6.2. Todos os municípios interligados com estradas asfaltadas. Ver caso: Primeira Cruz e Santo Amaro;
6.3. A ponte quarto centenário

7. ESPORTE E JUVENTUDE
7.1. Retomar o Programa VIVA NOTA, fortalecendo as agremiações e estimulando a participação e a presença da comunidade nas praças esportivas;
7.2. Adaptar o complexo esportivo de São Luís para funcionamento de uma “Vila Olímpica”;
7.3. Em convênio com os municípios, criar as vilas olímpicas regionais, para estimular o intercâmbio de atletas estudantis;

8. DESENVOLVIMENTO SOCIAL, IGUALDADE RACIAL E DIREITOS HUMANOS
8.1. Ampliar a rede de “Restaurante Popular”, beneficiando municípios de maior vulnerabilidade social;
8.2. Combate ao trabalho escravo. Até empresa contratada pelo estado adota trabalho escravo;
8.3. Execução do maior programa habitacional da história do Maranhão (Secretário de Assuntos Estratégicos, Alberto Franco, e o caso Engenho);

9. MEIO AMBIENTE
“Temos mais recursos naturais e nossa infraestrutura é melhor”
9.1. Adotar programas de recuperação ambiental de rios e mananciais;
9.2. Dique de baixada

10. TURISMO
10.1. Garantir a continuidade da implementação do Plano Maior, por meio dos seus programas: infraestrutura (saneamento básico, acessibilidade, telefonia e energia e cenografia urbana); planejamento (plano diretor; regulamentação ambiental; desenvolvimento de projeto e pesquisa); formação; reestruturação de produtos (equipamentos, serviços e recursos turísticos); e estruturação de novos produtos (equipamentos, serviços e recursos turísticos).

0 comentários :

Design de NewWpThemes