'

22 de mai. de 2014

Deputados visitaram Refinaria de Bacabeira com diretor Petrobras
O deputado Simplício Araújo, membro da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara Federal e da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Congresso, anunciou ontem, após visitar o terreno da Refinaria Premium, em Bacabeira, em companhia dos deputados Domingos Dutra, Marcelo Tavares, Eliziane Gama, Bira do Pindaré e Roberto Costa, que vai solicitar investigação sobre os R$1,3 bilhão já gasto com a obra, reduzida hoje a um terreno praticamente abandonado.

Os parlamentares foram a Bacabeira ver os investimentos que a Petrobras está fazendo na cidade, avaliar os assuntos periféricos que estão relacionados a obra prometida agora para funcionar em 2018, como por exemplo, o impacto no município e no Estado do Maranhão, mas, segundo afirmaram, não se sentiram contemplados com as informações passadas pelo Diretor de Abastecimento da estatal, José Carlos Cosenza.

“Todos nós sabemos que esta obra começou com apelo político muito forte no ano de 2010 e o que se ver aqui hoje é a desmobilização. A gente agradece a direção da Petrobras ter se deslocado até aqui para debater conosco sobre assuntos importantes, mas a gente não colheu subsídios para que possamos dizer que estamos contemplados”, enfatizou Simplício Araújo.

O parlamentar federal, após visitar o canteiro de obras, destacou que os elementos observados “nos levar a fazer um relatório à comissão e, em seguida, sendo eu membro da CPMI da Petrobras no Congresso, pedir que seja feita uma investigação também sobre o que ocorreu aqui entre 2010 e 2014”.

Mudança de foco – Os parlamentares foram informados pelo diretor da Petrobras que houve mudanças no projeto original por conta da oferta de mercado, o que deixou os parlamentares ainda mais apreensivos. O projeto, que previa a produção de gasolina de alta qualidade para exportação, agora se destinará a produção de óleo diesel para o mercado interno.

“Todo o Maranhão e o Brasil são conhecedores que essa obra começou com o intuito de produzir gasolina de alta qualidade para ser exportada, principalmente, para os Estados Unidos e hoje o que agente ver aqui é uma mudança de investimento. Pelo o que foi nos colocado, a Petrobras vai agora investir na produção de óleo diesel. Os mercados aqui em volta da refinaria e também a logística para distribuir esse produto não são adequados, eu diria inclusive, arriscando como leigo, que nós gastaríamos até três vezes mais para organizar a questão da logística, como estrada, ferrovias e hidrovias para a distribuição desse produto”, observou Simplício.

Para Araújo não existe justificativa, até do ponto de vista econômico, e muito menos viabilidade para a construção da refinaria para esse novo foco de produção. “Eu até coloco sob suspeição o realinhamento dessa obra num ano de eleição”.

Simplício disse ainda não acreditar que o então presidente Lula, que a então ministra Dilma e outras autoridades fizeram dessa obra um estelionato eleitoral, mas advertiu que tudo que viram caminha para esse fim. Ele adiantou que vai buscar mais informações a respeito do investimento, seja através de requerimentos da Comissão de Fiscalização e Controle, seja através da CPMI da Petrobras, que deve investigar Bacabeira, Abreu Lima, Pasadena e todos os recursos gastos pela Petrobras.

Os parlamentares que acompanharam o integrante da Comissão de Fiscalização, com exceção  de Roberto Costa, chamaram atenção para o fato do funcionamento está previsto para 2018, mas pelo o que viram afirmaram ser impossível que tudo fique pronto até lá, pois somente 13 por cento da obra está  concluída, mas já foram gastos 8% dos recursos, ou seja, R$ 1,3 bilhão.

“Nossa preocupação é que não se faça uso político eleitoral desse investimento em Bacabeira. Foi feito isso em 2010, quando prometeram entregar em 2014 e até hoje a Refinaria não saiu. Agora estão falando em 2018 e nós não podemos aceitar, em hipótese alguma, o uso eleitoral desse investimento aqui, caso a Petrobrás realmente confirme que construirá essa Refinaria. Acompanharemos agora os desdobramentos, inclusive sobre os investimentos que foram destinados para a compensação ambiental que, segundo a Petrobrás, o governo do estado já recebeu em torno de 70 milhões de reais”, observou o deputado Bira do Pindaré.

Já o deputado Domingos Dutra externou pessimismo com o eu viu na Refinaria Premium. Segundo parlamentar “só Deus sabe quando essa obra será iniciada pra valer e concluída”. 


0 comentários :

Design de NewWpThemes