'

20 de mai. de 2014

Editorial – Jornal Pequeno


São alentadoras as notícias sobre a saúde pública municipal. A grande maioria das unidades municipais de saúde foi reestruturada e o sufoco dos hospitais de urgência e emergência começa a ser vencido, percebendo-se, de imediato, que se reduzem as filas nos hospitais e a visão de macas e doentes nos corredores começa a ser substituída pelos efeitos de um eficaz planejamento que humaniza o atendimento nos Socorrões.

Este é um dos maiores, se não o maior, desafio da gestão pública na capital maranhense em todos os tempos. Uma situação que perdura através dos séculos e que o prefeito Edivaldo decidiu enfrentar com determinação. Os Socorrões, entupidos desde sempre e desde sempre objeto principal de protestos e reivindicações populares, ganharam reformas e ampliação, receberam novos equipamentos, a Prefeitura conveniou com hospitais da rede particular a transferência e tratamento de pacientes, mas isso não bastava.

As reformas e ampliações precisam alcançar todas as unidades de saúde do município de São Luís, e isso também está acontecendo. Somente na semana passada, a reestruturação de dez novas unidades foi ordenada pelo prefeito Edivaldo, dando prosseguimento a uma ordem de serviço que se realiza desde o início de sua administração.

Um texto do Jornal Pequeno revela precisamente o efeito das mudanças operadas no setor de saúde ao longo de um ano e meio desta administração. Diz que ficou para trás o cenário de guerra comum aos hospitais públicos em todo o país. E constata: ´”E praticamente zero o número de macas nos corredores dos Socorrões I e II”.

Trata-se de um planejamento que exigiu a criação de um sistema de retaguarda de leitos, mutirões de cirurgias e parcerias com instituições como o Hospital Universitário, além de convênios como a Santa Casa. Também o Hospital da Mulher foi ampliado e ganhou uma unidade de neurocirurgia. E uma grande notícia para a população de São Luís é a iminente reestruturação da Central de Marcação de Consultas, até aqui um invencível gargalo de sucessivas gestões municipais. O prefeito entendeu que já é hora de acabar com as filas intermináveis que varam a madrugada e humanizar, também nesta área, o atendimento à saúde em São Luís.

Em breves dias estarão sendo inauguradas duas novas unidades de saúde: uma no Residencial Alexandra Tavares e outra no Sacavem, um laboratório com capacidade para atender 160 pessoas por dia, e também um laboratório de Endemias e Análises Clínicas.

Para alcance desse patamar na saúde municipal, que certamente não se encerra nessas conquistas, o prefeito Edivaldo não hesitou quando foi preciso mudar secretários de saúde e diretores de hospitais, agindo com o senso do homem público que compreende que mais importante que alianças políticas e apoios partidários é a saúde da população.

Prosseguindo nesse ritmo, o prefeito Edvaldo poderá em breve alcançar o que pareceu impossível para o povo e para muitos prefeitos: a solução para o grave e histórico problema da saúde pública em São Luis.


0 comentários :

Design de NewWpThemes