'

7 de mai. de 2014


Uma das propostas do Plano de Governo já apresentadas pelo pré-candidato Flávio Dino (PCdoB) visa retirar milhares de famílias maranhenses da situação de extrema pobreza. Por meio das redes sociais, ele defendeu hoje (7/mai) a criação do Cartão Material Escolar pelo Maranhão. O recurso serviria para a compra de material escolar por pais de alunos da rede pública.

A proposta incorporada ao Programa de Governo garante, além dos repasses mensais do Bolsa Família, a concessão do 13° benefício. “No mês de janeiro de cada ano, cada beneficiário do Bolsa Família, que tenha filho matriculado em escola pública, receberá uma parcela a mais do benefício, destinada exclusivamente à aquisição de material escolar”, explicou Dino. Além de estimular crianças e adolescentes a aprenderem mais, de forma digna, irá movimentar livrarias e papelarias em todo o Maranhão, implicando a geração de empregos em micro e pequenas empresas.

O programa já foi testado no Distrito Federal. Segundo Flávio Dino, esse programa integraria o Mais Bolsa Família, série de ações para complementar o valor recebido pelo programa federal de transferência de renda. Atualmente, metade da população maranhense é beneficiária do Bolsa Família.

Programa testado em Brasília
O programa já existe no Distrito Federal, onde atende mais de 130 mil alunos da rede pública. Além de garantir a melhora das condições de estudo para milhares de crianças e adolescentes, o programa movimenta o comércio local.

O programa foi destaque na imprensa nacional e recebeu elogios do setor empresarial. “O cartão tem esse grande benefício de fomentar o comércio, descentralizar renda e gerar empregos”, Rubens Passos, da ABFIAE (Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares).

Mais propostas sociais
Flávio Dino defende a continuidade de programas sociais em andamento que sejam avaliados positivamente pelos destinatários, como é o caso do Bolsa Família, e também a aplicação dos recursos do Fundo de Combate à Pobreza (Fumacop) para melhorar as condições de habitação e saneamento. O pré-candidato a governador do estado propõe ainda a criação do Cadastro Único dos Programas Sociais no Estado do Maranhão, que permitirá ampliar e integrar os programas sociais dirigidos à erradicação da pobreza no Estado.

0 comentários :

Design de NewWpThemes