'

16 de jun. de 2014

A Prefeitura de São Luís promoveu nesta segunda-feira (16) a capacitação de cem inspetores que vão trabalhar na fiscalização embarcada do transporte coletivo na capital. O trabalho foi realizado na unidade do Sest/Senat de São Luís, onde os participantes receberam orientações sobre os procedimentos de abordagem aos usuários de ônibus. O objetivo é coibir o uso irregular de cartões de gratuidade e meia-passagem.

O titular da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT), Canindé Barros, informou que a medida está alinhada com o compromisso do prefeito Edivaldo para remodelamento do sistema de transporte. “Estamos preparando uma grande equipe para trabalhar na fiscalização embarcada, para atuarmos fortemente no combate à fraude no nosso sistema de transporte público de São Luís”, disse Canindé Barros.

O uso dos cartões de gratuidade e meia-passagem é exclusivo do titular e não pode ser cedido a terceiros. Com a fiscalização embarcada, os benefícios utilizados incorretamente serão suspensos por um determinado período e haverá o recolhimento do cartão. Com a conclusão do processo de capacitação dos inspetores nesta segunda-feira (16), a fiscalização será iniciada no início da semana que vem.

De acordo com a inspetora Regina Maria de Sousa, que participou da capacitação, durante a abordagem serão repassadas orientações aos usuários. “O treinamento foi muito importante, eu me sinto mais segura para fazer o trabalho, que é de recolhimento da carteira e também de orientação do usuário, sobre o que deve fazer”, disse.

A capacitação dos servidores foi feita por técnicos da SMTT. Segundo a instrutora Porfíria Silva, além das informações sobre a operacionalização da fiscalização, também foram repassadas orientações sobre atendimento ao público. “Esse trabalho exige toda uma preparação diferenciada para fazer a abordagem relacionada ao público que utiliza o benefício”, comentou.


No treinamento, os inspetores foram instruídos a perceber indícios de irregularidade, a partir de uma simulação do passo a passo do registro da passagem de um usuário. Eles também foram ensinados quanto à forma de tratamento e às conduções que devem ser repassadas aos usuários.

0 comentários :

Design de NewWpThemes