'

17 de jun. de 2014


Cores e ritmos dos grupos folclóricos emocionam turistas
As indumentárias, coreografias e músicas dos grupos folclóricos que têm se apresentado no arraial promovido pela Prefeitura de São Luís, na Praça Maria Aragão, tem chamado a atenção de maranhenses e turistas. Munidos de câmeras fotográficas ou celulares, os visitantes tentam registrar o máximo de imagens para levar como recordação e também para divulgar entre os amigos a beleza das tradições juninas de São Luís.

A turista Beatriz Heineck, do Rio Grande do Sul, chegou ao Terreiro da Maria no início da apresentação da dança portuguesa “Tradição de Portugal”, primeira atração da noite de segunda-feira (16), e fez questão de tirar fotos ao lado dos integrantes da brincadeira. “Que roupas lindas e que riqueza de detalhes”, declarou ao grupo.

Ela visita a capital maranhense pela segunda vez e recebe informações diárias sobre os grupos folclóricos de São Luís por intermédio do filho. “Ele mora aqui e me passa os nomes das brincadeiras. Sei inclusive que vários grupos já viajaram para outros países e fizeram belíssimas apresentações no exterior”, destacou.

O turista francês Bernard Dubois que também foi ao arraial na segunda, acompanhado de dois amigos maranhenses, aproveitou para captar em uma câmera todos os movimentos das dançarinas da dança cigana “Henrique Lobão”. Ele disse gostar da coreografia apresentada pelos grupos de boi. “O ritmo é forte e os integrantes conseguem acompanhar a cadência com muita desenvoltura”, observou.

A maranhense Anildes Guterres, que reside em João Pessoa (PB) há dez anos, mesmo tendo conhecimento das principais manifestações do Estado sempre se emociona quando retorna a São Luís no período junino. “Cada dança, cada toada que ouço lembro a infância aqui. Mesmo longe, sinto orgulho da cultura da minha terra”, afirmou.

A Prefeitura de São Luís, por meio de parceria entre a Fundação Municipal de Cultura (Func) e a Secretaria Municipal de Turismo (Setur), montou o Espaço do Turista, próximo ao palco do arraial na Praça Maria Aragão. Quem procura a barraca, assina um livro de presença e recebe um guia com a programação do São João de São Luís. O local serve como ponto de apoio aos visitantes. “Todas as noites temos recebidos de dez a quinze turistas, conforme o registro das assinaturas”, informou a técnica em turismo da Setur, Cinara Carvalho.

PROGRAMAÇÃO
A programação do arraial da Maria Aragão continua nesta quarta-feira (18) com atrações que prometem animar os brincantes. A Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura, oferece aos visitantes do Terreiro da Maria 209 atrações em 17 dias de festa.

A coordenadora do São João 2014, Camila Grimaldi, destacou que a Func desenvolveu uma programação que valoriza as manifestações populares e a cultura local. “Com as atrações selecionadas por meio de editais montamos uma programação vasta para o público que visitará o arraial. Com apresentações com cantores da terra e grupos populares, o arraial é um momento de celebração e confraternização entre os brincantes”, afirmou.

Nesta quarta, a programação tem início às 19h com a Dança Cigana “Coração Cigano” e prossegue até a meia noite, finalizando com o Bumba-meu-boi de Orquestra Upaon Açu. Também farão parte das atrações o Cacuriá Adolescentes Seguidores de Cristo; o show “Acende a Fogueira”, com Gilvan Mocidade; o Grupo Alternativo Boizinho Encantado e o Bumba-meu-boi de Zabumba da Vila Passos.

0 comentários :

Design de NewWpThemes