'

11 de dez. de 2014

A Prefeitura de São Luís, por meio da Comissão Permanente de Licitação (CPL), realizou na tarde desta quarta-feira (10) o primeiro pregão eletrônico para aquisição de insumos hospitalares. A modalidade traz uma série de benefícios para a gestão pública municipal, fortalecendo as ações de combate à corrupção. Essa modalidade também reduz os gastos públicos, pois amplia a concorrência permitindo que empresas de outros estados participem do processo.

O presidente da CPL, Madison Leonardo Andrade Silva, destacou que a ação faz parte da postura de combate à corrupção adotada na gestão do prefeito Edivaldo. “Considero muito positiva a implantação do pregão eletrônico, pois essa é a melhor forma de promover transparência em relação aos gastos públicos e de combater a corrupção. Esses foram compromissos assumidos pelo prefeito Edivaldo que estão sendo cumpridos com uma série de ações”, afirmou.

Essa modalidade de licitação proporciona maior agilidade e economia nas compras efetuadas. Uma vez que o processo é totalmente informatizado, o número de empresas concorrentes dobra em relação ao pregão presencial, pois qualquer fornecedor pode obter informações e participar do pregão de qualquer local do país. Além de promover o aumento da competitividade e a consequente redução dos preços, o pregão eletrônico torna o processo licitatório mais célere. O procedimento presencial demora de quatro a cinco horas para ser concluído, enquanto o eletrônico apenas uma hora e meia.

O pregão eletrônico ocorre em uma espécie de sala de bate-papo, com a apresentação das propostas pelos concorrentes. A partir do menor preço, o pregoeiro instiga os licitantes a dispararem lances até esgotarem-se as propostas. Em seguida, verifica-se a habilitação da empresa vencedora. Ao final da sessão, as demais empresas podem manifestar a intenção de interpor recursos, com prazo determinado. Após a decisão dos recursos interpostos, a contratação é efetuada.

De acordo com o pregoeiro membro da CPL, Alexandre Farias, as vantagens da modalidade eletrônica são mais eficientes no combate à corrupção. “No pregão presencial os concorrentes têm maior contato antes do processo licitatório, o que gera a possibilidade de combinação de preços. Já no pregão eletrônico, realizado virtualmente, as empresas não se conhecem entre si e nem têm contato com o pregoeiro, o que reduz a possibilidade de haver empresas beneficiadas dentro do processo”, disse.

O primeiro pregão eletrônico realizado nesta quarta-feira pela Prefeitura teve caráter experimental. A tendência é que a partir de agora essa modalidade seja cada vez mais utilizada. Os pregões na forma presencial ainda serão realizados dependendo do objeto da licitação.

0 comentários :

Design de NewWpThemes