19 de mai de 2015


A partir desta terça-feira (19), os internautas que acessarem o Portal do Governo do Maranhão (www.ma.gov.br) irão visualizar o novo layout do endereço eletrônico. A mudança no padrão de cores e na disposição das notícias tem o objetivo de melhorar a navegabilidade e facilitar o acesso, principalmente, aos serviços oferecidos via web. Desenvolvido pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação (Seati), o novo portal traz logo na página inicial destaque para os ícones de serviços, recursos multimídia e redes sociais, as grandes novidades do novo layout.

Para o secretário de Comunicação Social, Robson Paz, o site é uma extensão do modo de governar imprimido pelo governo Flávio Dino, priorizando a transparência e a interatividade. “É um princípio do governo Flávio Dino se comunicar permanentemente com a população e prestar contas de suas ações. O Programa Conversando com o Governador, o Fala Secretário, assim como o Jornal do Governo do Maranhão, o novo portal e o Blog dos Leões são instrumentos importantes que se somam a outras tantas ferramentas de comunicação para que a população acompanhe as realizações e interaja com o governo fazendo seus questionamentos e dando sugestões, sendo, portanto, partícipe da gestão”, afirmou.

O coordenador de sites institucionais, Leno Edroaldo, explicou as prioridades do site. “O site é responsivo e privilegia a facilitação do acesso a serviços para o internauta. Estão em evidência, logo na primeira página, os serviços mais procurados. podemos citar os relacionados à cobrança de impostos, serviços de saneamento, portal do servidor, Secretaria de Fazenda, dentre outros”, explicou.

Outra novidade é a interatividade, que está evidente por meio do destaque às redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, YouTube. Também como opção de interatividade, há um banner que permite acesso direto ao espaço reservado a Lei de Acesso a Informação, onde o internauta solicita as informações que desejar, com relação às despesas do governo. "Também estudamos lançar uma plataforma que deve funcionar assim como o Participa, do governo federal, onde qualquer cidadão pode contribuir em diversas discussões de interesse público".

Os recursos multimídia ganharam destaque. Dentre eles, espaços extensos ao canal no Youtube, que exibe os vídeos produzidos pelo Governo do Estado, além de uma galeria de fotos e áudios, que ficou ainda mais evidente, e uma galeria de áudios.

No que diz respeito às cores do Portal, elas seguem a nova logomarca do governo, com botões coloridos, que facilitam a identificação dos conteúdos procurados, assim como acontece nos grandes portais de notícias de todo o mundo. “Isso facilita a identificação do que o internauta procura no portal. O governo federal já faz isso, alguns governos estaduais também adotaram esse padrão, assim como o Governo do Chile e da Prefeitura de Nova York, por exemplo. Uma padronagem que você pode observar facilmente em vários sites do Poder Público pelo mundo”, acrescentou o coordenador.

Blog dos Leões

Desde o dia 30 de março está no ar o Blog dos Leões, mais uma ferramenta de comunicação do governo para a população. O Blog dos Leões é uma plataforma dinâmica de notícias, que traz informações da agenda governamental, bem como prestação de serviços e informações de utilidade pública. O Blog dos Leões pode ser acessado através do link:http://blogdosleoes.ma.gov.br.
Reações:

0 comentários :

Design de NewWpThemes