'

12 de nov. de 2013

A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa se movimenta para solicitar ao governo federal que o Ministério da Justiça venha olhar de perto o caos que se instaurou na Segurança Pública do Maranhão. A informação foi dada pelo deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) em pronunciamento na tribuna, na manhã desta terça-feira (12). Ele confirmou ainda que os parlamentares do bloco farão um aditamento ao pedido de intervenção feito pelo Ministério Público Federal a fim de estendê-lo não só à administração penitenciária, mas a todo o Sistema de Segurança do Estado.

Durante o pronunciamento, Othelino condenou comentários de que a oposição estaria simplesmente politizando a crise na Segurança e informou que o presidente da Associação dos Magistrados, juiz Gervásio Protásio dos Santos, fez um alerta, via twitter, sobre o fato de a violência em São Luís está tomando proporções alarmantes. “Não é só a oposição que está preocupada com esse problema, tanto é que um magistrado, que preside uma entidade da área, manifestou-se sobre a questão”, disse o deputado.

No twitter, o magistrado falou sobre os tiros que foram desferidos contra o Fórum de Paço do Lumiar e se referiu também ao assassinato de um policial militar. “Isso é fruto da falta de investimentos”, complementou o presidente da Associação dos Magistrados.

“Quem se manifesta é alguém que não está na seara política partidária. É alguém que preside a instituição dos juízes do Estado do Maranhão, aliás, um juiz equilibrado e que conduz com muita competência a Associação dos Magistrados”, frisou Othelino.

Sobre o troca-troca no Comando da Polícia Militar do Maranhão, Othelino disse que, apesar de a governadora Roseana Sarney continuar absolutamente sumida e de se recusar a dar uma palavra de conforto para os maranhenses, terminou sobrando para o agora ex-comandante Franklim Pacheco que foi exonerado.

“Talvez tenha exonerado para querer passar à sociedade maranhense a impressão de que o problema da falta de controle na Segurança Pública estava no comandante da Polícia. Mas é claro que não está. A medida tomada é mais um curativo que o governo faz para não ter que atacar o problema na sua raiz”, observou Othelino Neto.

Manifestações de militares - O deputado comentou ainda que os policiais militares, agentes fundamentais da Segurança Pública, tiveram que fazer manifestação cobrando e criticando a fragilidade do Sistema de Segurança. A categoria foi, na última segunda-feira (11), para a Praça Deodoro protestar por melhores condições de trabalho e pedir a exoneração do secretário estadual de Segurança Pública, Aluísio Mendes, caso contrário haverá paralisação das atividades no Estado.

“Chegamos a uma situação onde, além dos próprios policiais denunciarem e reclamarem a falta de Segurança Pública no Maranhão, os policiais disseram que se não trocar o secretário, eles vão parar. Aí com a Polícia Militar em greve, vamos experimentar o absoluto caos, porque no caos nós já estamos. Vai ser a radicalização do descontrole total. O Maranhão vai ser um Estado completamente entregue aos bandidos por obra e graça da omissão da governadora”, afirmou Othelino Neto.

O deputado lembrou, na tribuna, que a região metropolitana de São Luís já teve 800 homicídios, nos últimos 11 meses, e que a governadora permanece calada, sem dizer nada. Segundo Othelino, não adianta soltar um pré-candidato e tentar vender ilusões pelo Maranhão, enquanto o Estado está jogado às traças.

Justiça e prisões - Sobre uma questão levantada pelo deputado Carlos Alberto Milhomem (PSD), durante a sessão, sobre a soltura de presos, Othelino respondeu, em um segundo pronunciamento, que a Justiça só solta quando as prisões são mal feitas ou há desrespeito à Constituição. Segundo o deputado do PCdoB, é preciso que a polícia prenda, dentro da lei, que os inquéritos sejam bem instruídos para que a Justiça não seja obrigada a soltar.

“Não adianta transferir a responsabilidade para outras instituições. Acho que nós todos temos responsabilidade sobre isso. Nós somos do bloco de Oposição, mas reconhecemos o papel importante da Assembleia. O Tribunal de Justiça tem o seu papel, o Ministério Público também, mas o que está claro agora é que está faltando investimento e comando na Segurança Pública do Maranhão”, frisou Othelino.

0 comentários :

Design de NewWpThemes