'

16 de nov. de 2013

A Prefeitura de São Luís tem intensificado ações na área do esporte para melhorar a qualidade de vida da população. Esta semana, 40 alunos da rede de ensino municipal viajaram para participar da 16ª Taça Campina Grande de Handebol, evento realizado de 14 a 17 de novembro na cidade paraibana. As ações voltadas para a prática esportiva, desenvolvidas pelas secretarias municipais de Desporto e Lazer (Semdel) e Educação (Semed), chegam a toda a cidade.

A 16ª Taça Campina Grande de Handebol contará com os alunos da Unidade de Educação Básica Santa Clara, que representarão a escola na competição em três categorias: Cadete Masculino, Cadete Feminino e Juvenil Masculino. Além dos atletas, também foram ao evento esportivo uma equipe técnica e mães de alunos, selecionadas por meio de votação entre os pais e responsáveis dos estudantes da escola.

“Nós acreditamos que o incentivo que estes pais e mães manifestaram no evento constroem capacidades enormes nos filhos. O empenho de todos nós em valorizar essa interação colabora com o melhor aproveitamento do potencial do aluno, contribuindo efetivamente com a apreensão de princípios como os de responsabilidade, trabalho em equipe e na consolidação do caráter de um cidadão equilibrado, que pode galgar novos espaços na sociedade”, destacou o secretário de Educação, Geraldo Castro.

Os atletas William Melo e João Alyson Veras, ambos de 18 anos, fazem parte do time juvenil. William, que treina há seis anos, joga na posição de ala armador e Alyson é goleiro. Ambos já integrantes da Seleção Maranhense de Handebol, eles percebem o esporte como agente de crescimento. “Nossa personalidade hoje é muito diferente. Muitos dos meus amigos estão nas drogas, enquanto nós estamos livres disso e temos um bom futuro”, disse William. “O esporte e a educação puderam nos formar não apenas como atletas, mas como homens”, finaliza Alyson.

Para o conforto dos estudantes durante o percurso, a Semed providenciou um ônibus doubledeck para o transporte rodoviário dos alunos até a competição em Campina Grande. Os materiais esportivos utilizados pelos atletas no evento também foram disponibilizados pela Prefeitura de São Luís, através das secretarias municipais de Educação e de Desporto e Lazer.

SÃO LUÍS SAUDÁVEL

Outra iniciativa voltada para a prática de atividades esportivas e destinada principalmente às classes de menor poder econômico é o São Luís Saudável. O projeto é desenvolvido para comunidades que residem nas áreas próximas ao Parque do Bom Menino e outros três centros: Vila Nova, Diamante e Cohab. A ação é inédita em São Luís em termos de prestação de serviço público na área de esporte e lazer e tem como objetivo a expansão do programa a toda a capital.

O São Luís Saudável atende aproximadamente cerca de 800 pessoas durante as oito horas diárias de realização do projeto. São oferecidas estações de alongamento e ginástica, com a orientação e acompanhamento dos exercícios. Também são disponibilizadas estações recreativas, com atividades voltadas a crianças, envolvendo o uso de bolas, bambolês, cordas e jogos populares e; a estação esportiva, que contempla a prática de esportes como futsal, voleibol, handebol, basquetebol e capoeira.

A proposta do São Luís Saudável é oferecer opções de atividades coordenadas por profissionais especializados que possam ser realizadas no momento de lazer da comunidade. As inscrições para participar do projeto podem ser feitas no Parque do Bom Menino (Avenida Alexandre Moura, s/n – Centro). Mais informações pelo telefone (98) 3223-3455.

MOVIMENTO E RESGATE

O Movimento e Resgate é uma ação sócio-esportiva para crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda e em áreas de maior risco social, tendo como enfoque a educação, o esporte, a cultura e o lazer. Este projeto é realizado em 68 núcleos de esportes, atendendo mais de cinco mil crianças entre 10 anos e 17 anos devidamente matriculados na escola.

Três vezes por semana são realizadas nas próprias comunidades oficinas esportivas de futsal, futebol, basquete, vôlei, handebol, karatê, judô, futebol de campo, atletismo e capoeira, por um instrutor contratado pela Semdel para desenvolver as atividades. Os alunos/atletas participam também das atividades do projeto “Torcedor do Futuro”, que consistem em levá-las aos estádios para assistir uma partida e conhecer o futebol maranhense.

PINTANDO A LIBERDADE/CIDADANIA

A Prefeitura realizou a entrega de dois mil novos equipamentos esportivos para 136 escolas da rede municipal de ensino. A iniciativa vai incentivar a prática do esporte entre os 60 mil alunos beneficiados. O material foi adquirido através do Programa Pintando a Liberdade/Cidadania, do Ministério dos Esportes. Cada escola recebeu um kit esportivo com bolas de handebol, basquete, futsal, vôlei, rede de basquete, rede de vôlei, rede de futsal e futebol de campo, jogos de dama e a bandeira brasileira. A entrega dos kits também teve como objetivo a realização dos Jogos Estudantis e da Juventude.

JOGOS ESTUDANTIS E DA JUVENTUDE

Os Jogos Estudantis e da Juventude 2013 já tiveram início e seguem até o dia 28 de novembro, contribuindo na diminuição da evasão escolar e possibilitando a identificação de novos talentos esportivos. A competição conta com a participação de estudantes entre 10 a 29 anos de idade. Este ano, os Jogos Estudantis e da Juventude foram incluídos no calendário oficial da cidade. Ao todo, 46 escolas da rede municipal de ensino inscreveram 2.097 alunos nas 11 modalidades disponibilizadas.

BRINCANDO NOS BAIRROS

O projeto proporciona a crianças e adolescentes as tradicionais brincadeiras de rua, como jogos de peteca, pula-corda, corridas de saco e queimado. Durante a execução do projeto são oferecidos serviços sociais, atividades lúdicas, desportivas e culturais, além do esporte, com campeonatos de vôlei, basquete e travinha. As atividades acontecem sempre aos sábados, a partir das 8h, em locais públicos (praças, ruas e outros), com a assistência de pessoal técnico especializado, ocupando um dia do final de semana da comunidade escolhida. 

0 comentários :

Design de NewWpThemes