'

14 de nov. de 2013

O vice-prefeito de São Luís Roberto Rocha foi eleito presidente da Confederação Nacional de Consórcios Públicos (Conarci). A escolha foi realizada na manhã desta quinta-feira (14) durante a 5ª Assembleia Geral Extraordinária da entidade, realizada na sede da Associação Comercial do Maranhão (ACM). Roberto Rocha, que é presidente do Consórcio de Produção e Abastecimento (Cinpra), presidirá a instituição pelos próximos dois anos. Durante a tarde, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior recebeu a direção do Conarci no Palácio de La Ravardière.

O vice-prefeito lembrou que os consórcios são uma importante ferramenta de gestão utilizadas atualmente pelos municípios e que a organização do Conarci fortalecerá a entidade para buscar recursos junto ao governo federal. “Eu fico muito honrado, muito feliz em tão pouco tempo de trabalho à frente do Cinpra poder ter o reconhecimento ao ponto de assumirmos a presidência da Confederação Nacional dos Consórcios Intermunicipais. Vamos construir juntos uma agenda que seja de interesse nacional, estadual e também regional para a ilha de São Luís”, esclareceu Roberto Rocha.

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior conheceu as experiências de consórcios intermunicipais realizados em outros estados, inclusive na área da saúde. “Foram partilhadas experiências sobre o que tem sido feito em outros estados e é uma alegria muito grande ter o nosso vice-prefeito Roberto Rocha presidindo esse órgão importante com uma dimensão nacional. O Roberto tem uma história em nosso estado e no país. É um homem honrado e sério que foi deputado federal por várias vezes, tem uma história na política do Maranhão e São Luís está muito bem representada”, destacou.

Participaram da assembleia geral que escolheu a nova diretoria 37 delegados representando a atual diretoria e mais consórcios associados dos estados de Minas Gerais, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraná, Espírito Santo, Bahia, São Paulo e Santa Catarina. Os representantes do Maranhão são o Consórcio Intermunicipal de Produção e Abastecimento (Cinpra), Consórcio da Região dos Lagos Maranhenses (Conlagos), Consórcio Intermunicipal do Desenvolvimento Regional do Vale do Turi (Conturi), Consórcio da Região do Litoral Ocidental Maranhense/Consórcio da Floresta dos Guarás (Conguaras) e Consórcio Público Intermunicipal da Mesorregião Leste Maranhense (Conleste). 

O atual diretor da Conarci, Vanoir Koehler, falou da importância do consórcio para que os gestores troquem informações, apontando diretrizes e com poder deliberativo para encontrar soluções para a população. “É tão importante o consórcio para os gestores porque eles conseguem atender mais rapidamente os anseios da população, dar uma resposta mais rápida e mais positiva”, disse.

Na ocasião houve também o lançamento do 2º Congresso Brasileiro de Consórcios Públicos Intermunicipais, que ocorrerá em Barreirinhas em abril de 2014. Na sexta-feira (15), uma comissão executiva da entidade visitará a cidade de Barreirinhas, local que sediará a 2º Congresso Brasileiro de Consórcios Públicos Intermunicipais. O evento reunirá 1,2 mil delegados dos mais de 3,9 mil consórcios intermunicipais do Brasil.

Ronald Damasceno, superintendente Conarci, destaca que o congresso terá poder para organizar diretrizes de gestão no país. “Agora chegou a vez do Cinpra liderar a organização, juntamente com o Conlagos, com o Conleste maranhense, com o Conturi, com o Conguarás, com todo os consórcios que já tem aqui, poder liderar um processo de organização de um congresso que tem caráter deliberativo, que vai apontar novas diretrizes para o Brasil, na questão dos consórcios”, ressaltou.

SOBRE O CONARCI - A nova diretoria é composta ainda pelo prefeito de Mar de Espanha (MG), Wellington Marcos Rodrigues, na vice-presidência; por Wilson Berger da Costa (ES) na a 1ª Secretaria; a 2ª Secretaria por Ismael Ibraim (PR); e a Tesouraria por Gilberto Rathke (RS). A diretoria geral é de Vanoir Koehler, do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Jacuí (RS), a diretoria-adjunta será assumida por Mônica Loureiro Muller (MG), e a Superintendência por Ronald Damasceno, diretor executivo do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional dos Lagos Maranhenses (Conlagos). O conselho fiscal será composto por Selma Santiago (RN), Maria Saleste Crisóstomo (CE) e Thiago Sá (PI).

0 comentários :

Design de NewWpThemes