'

4 de fev. de 2014

Jurados, artistas, escolas de samba e demais agremiações deverão comparecer na sede da Func.

 
A Fundação Municipal de Cultura (Func) prorrogou até a próxima sexta-feira (7) as inscrições dos grupos que pretendem participar do Carnaval da Prefeitura de São Luís. As escolas de samba, blocos e demais agremiações deverão comparecer na sede da fundação, com os documentos exigidos pelos editais, divulgados no começo de janeiro. A prorrogação contempla também candidatos a vaga de jurado e artistas. Inscrição para Corte Momesca foi encerrada.

Mais de 245 candidatos, em todas as categorias, foram inscritos até a última sexta-feira, dia 31. Do total, 33 candidatos ao Júri, 65 blocos e quatro escolas de samba. A prorrogação por mais uma semana foi uma necessidade dos próprios representantes das agremiações.

“A publicação dos editais é uma formalidade que garante a realização do Carnaval. A maioria dos grupos ainda não criou o hábito de organizar uma documentação própria, com registro de músicas e sambas, enredo da escola, entre outras coisas. Este processo de inscrição por meio de edital também está servindo pra ajudá-los na organização desse material, que é necessário para toda agremiação”, explicou Ribamar Moraes, coordenador da equipe de eventos da Func.

Para os representantes dos blocos tradicionais, a iniciativa da Prefeitura está servindo para preparar melhor a folia na Passarela. “Nós temos que aproveitar essa oportunidade para nos organizarmos melhor. O Carnaval é uma festa nossa e a Prefeitura entra com apoio logístico, de estrutura. Com isso, a gente sabe efetivamente quem vai brincar, quem vai estar na rua e freia o aparecimento de grupos ‘fantasmas’ na programação”, disse Edilson Costa, presidente da Academia de Blocos Tradicionais do Estado do Maranhão - ABTEMA.

No São João do ano passado, a Func também montou a programação junina com a seleção de grupos folclóricos por meio de editais. Alguns grupos ficaram de fora por não terem participado do seletivo. A expectativa é que até a próxima sexta-feira, todas as escolas de samba estejam com suas inscrições deferidas para o concurso e desfile da Passarela do Samba.

As inscrições estão sendo feitas no horário de funcionamento da Fundação, das 13h às 19h (2ª a 5ª feira) e de 8h às 14h (6ª feira), na Rua Isaac Martins, 141, Centro.

PROGRAMAÇÃO

Faltando pouco menos de um mês para o início da folia de momo, a equipe da Fundação tem agilizado os preparativos para a festa. Está previsto para o dia 27 a entrega da Passarela do Samba. A abertura oficial da programação começa no dia 13 (quinta), às 21h, com o tradicional Baile da Corte de Momo, no Patrimônio Show (Praia Grande). A festa começa com a escolha da corte. Doze candidatas desfilarão muito samba no pé para concorrer ao título de Princesas e Rainha do Carnaval. O Rei Momo oficial será apresentado logo depois. Na ocasião, haverá a entrega simbólica da chave da cidade para que o representante da folia convide a todos para celebrar com muita alegria e paz. Nos dias 15 e 16 (sábado e domingo), serão realizados o Baile dos Artistas, Baile da Felizidade e Baile do Erê.

CARNAVAL DOS TAMBORES

“Batuca Brasil na Passarela da Folia” é o tema do Carnaval deste ano. A campanha visual já está nas ruas convidando a população para a festa na Passarela do Samba que, este ano, volta a acontecer no Anel Viário, entre os dias 27 de fevereiro e 04 de março. Será montada uma estrutura que comportará mais de 5 mil pessoas, com 07 arquibancadas e 30 camarotes. A Prefeitura vai reforçar as equipes de Segurança e Saúde no espaço da Passarela e no entorno para garantir um evento com tranquilidade para toda a família.

CALENDÁRIO DA FOLIA

Baile da Corte e Concurso para eleição do Rei Momo, Rainha e Princesas do Carnaval
Local: Patrimônio Show (em frente ao Terminal da Integração)
Data: 13/02 (quinta-feira), a partir das 21 horas.

Baile dos Artistas
Local: Patrimônio Show
Data: 15/02 (sábado), a partir das 21 horas.

Baile da Felizidade (idosos)
Local: Patrimônio Show
Data: 16/02 (domingo), das 9 às 12 horas.

Baile do Erê (infantil)
Local: Patrimônio Show
Data: 16/02 (domingo), das 16 às 19 horas.

Carnaval da Passarela do Samba (Anel Viário)

DIA 27/02 – QUINTA-FEIRA
19h00 – Cortejo de abertura oficial do Carnaval de Passarela
Desfile das Tribos de Índio
Desfile dos Blocos Tradicionais
Desfile das Turmas de Samba

DIA 28/02 – SEXTA -FEIRA
19h – Desfile dos Blocos Tradicionais do Grupo B

DIA 1º/03 – SÁBADO
19h00 – Desfile dos Blocos Tradicionais do Grupo A

DIA 02/02 – DOMINGO
18h - Desfile dos Blocos Organizados
21h - Desfile das Escolas de Samba

DIA 03/03 – SEGUNDA-FEIRA
18h Desfile dos Blocos Organizados
21h Desfile das Escolas de Samba

DIA 04/03 – TERÇA-FEIRA
18hs – Desfile de Alegorias de Rua
19hs – Desfile dos Blocos Afros
23h45 - ENCERRAMENTO

DIA 05/03 – QUARTA-FEIRA
14hs – Apuração dos Concursos da Passarela do Samba
Local: Estádio Nhozinho Santos

DIA 13/03 – QUINTA-FEIRA
14h - Premiação aos vencedores do concurso de passarela
Local: Fonte do Ribeirão

0 comentários :

Design de NewWpThemes