'

7 de fev. de 2014


Professores, gestores e coordenadores da rede municipal de ensino participaram entre os dias 05 e 07 de fevereiro da Jornada Pedagógica promovida pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Educação. Os encontros foram realizados com o objetivo de avaliar os resultados obtidos em 2013 e elaborar o planejamento das ações para o ano letivo de 2014.

Para o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro, a ação garante o alinhamento entre o posicionamento da secretaria e das escolas. “É durante o debate que promove a reflexão e o alinhamento das ideias que a gente constrói uma educação de qualidade. São com esses estímulos que, apoiados pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior, conquistaremos grandes avanços pedagógicos”, disse o secretário.

Para melhor alcançar os públicos e debater sobre as especificidades de cada área, a Jornada Pedagógica ocorreu de forma direcionada. Na reunião promovida pela área da Educação de Jovens e Adultos (EJA), participaram cerca de 600 profissionais que atuam diariamente com estudantes a partir de 15 anos e que apresentam distorção idade-série. Entre os temas abordados durante o encontro estavam “Currículo escolar e implicações no cotidiano de quem ensina e aprende” e “A educação profissional como proposta de inclusão social”.

A superintendente da EJA, Áurea Borges, explicou a relevância da capacitação. “Dois principais eixos norteiam as nossas discussões durante esta jornada pedagógica. O primeiro deles é o currículo escolar e a sua necessidade de atender aos alunos de diferentes faixas etárias, em diferentes níveis de aprendizagem. O segundo é a qualificação profissional deste aluno, que deve dispor de ferramentas que o incluam efetivamente no mercado de trabalho e na sociedade”, afirmou Áurea.

Outro momento significativo do encontro foi o relato de experiências da Educação de Jovens e Adultos em duas escolas de São Luís, UEB Primavera e UEB Lindalva Teotônio. Durante o evento, todos os participantes receberam livros paradidáticos para incentivar e qualificar ainda mais o trabalho em sala de aula.

A Jornada Pedagógica voltada para os educadores do Ensino Fundamental foi realizada nas escolas e primou pelo alinhamento das ideias quanto ao processo de ensino aprendizado. Além disso, os presentes discutiram a elaboração do plano de ação anual, com o intuito de viabilizar a organização do trabalho pedagógico nas escolas através de metas e ações, bem como o plano de formação dos professores, que garante a continuidade dos estudos.

Para a gestora da UEB Olinda Desterro, Kátia Azevedo, a formação cumpriu o objetivo proposto. “Considero importante um momento como esse, no qual estamos reunidos para alinhar o pensamento avaliar o que pode ser melhorado. Encontros como esse demonstram o investimento que está sendo realizado na capacitação dos profissionais que trabalham na rede”, destacou a diretora.

O encontro da Educação Infantil foi realizado na Creche-Escola Maria de Jesus Carvalho e teve como lema: "A copa da Educação é nossa!". Entre os assuntos abordados estiveram o período de adaptação em creche, bem como o planejamento da semana de acolhimento dos pais e crianças na escola. A jornada marcou também o início do uso do livro didático para crianças da Educação Infantil, onde todas as orientações com o material didático e os princípios e eixos norteadores foram discutidos e estudados com a equipe docente. Finalizamos com a organização e ambientação do espaço pedagógico para o inicio do ano letivo em nossa escola.


0 comentários :

Design de NewWpThemes