'

8 de fev. de 2014


ÓRGÃO ESPECIAL

A criação e instalação do órgão especial do Tribunal de Justiça com apenas 15 desembargadores, em vez dos 27 anteriormente que compunham o pleno do TJ, já mostrou a que veio.

A pena imposta de aposentadoria compulsória ao juiz Thales Ribeiro é uma mostra clara disso. Apesar de responder a inúmeros processos por violação de conduta e já tendo sido punido em vezes anteriores, agora o órgão especial do TJMA colocou uma pá de cal expulsou Thales de seus quadros de vez.

SEMANA PARA SER ESQUECIDA

A semana que passou é para ser esquecida pelo candidato a governador da família Sarney, o secretário Luis Fernando Silva e sua mentora Roseana Sarney. Começou com a divulgação da pesquisa do Instituto Data M, contratada pela TV Cidade, em que Fernando e Roseana lideram as pesquisas para governador e senador, respectivamente, apenas num item: rejeição.

Segundo e pesquisa, Roseana Sarney voa na estratosfera no quesito rejeição, com quase 57% dos eleitores que afirmam que em hipótese alguma votarão nela para o Senado. Luis Fernando, por sua vez, possui nada menos do que 29% de rejeição para o governo, a maior entre todos os pré-candidatos a governador, o triplo do candidato do PC do B, Flávio Dino.

De fato, uma semana para ser esquecida.

TERRA DA JABUTICABA

Nesse Brasil existem muitas excentricidades desconhecidas de qualquer outro lugar do mudo, além da simples jabuticaba. A última foi protagonizada pelo deputado-presidiário do Partido dos Trabalhadores, João Paulo Cunha, condenado a quase 10 anos de reclusão, já cumprindo pena por 6 anos e 4 meses na penitenciária da Papuda, em Brasilia.

João Paulo Cunha encaminhou pedido do juiz da vara de execuções penais para continuar exercendo o mandato durante o dia, elaborando leis na Câmara, e à noite dormir na Penitenciária. O grande problema poderia vir com as sessões da Câmara que entram madrugada a dentro, e o deputado da base da Papuda tivesse que se retirar às pressas para voltar para seu aconchego penitenciário. Na sexta-feira à noite, João Paulo desistiu do inédito pedido e renunciou ao mandato. Agora ficará em tempo integral na bancada da papuda.

O PREÇO DE UMA VIDA

O assassino do jornalista Décio Sá foi condenado a 25 anos de reclusão. À primeira vista é uma pena longa. Mas só à primeira vista. Segundo especialistas ouvidos pela reportagem, como Jonatas Sousa estar preso há 2 anos, ele poderá ficar nas grades no máximo por mais 8 anos. É que, após cumprido o chamado 2/5(dois quinto) da pena, por ser um crime hediondo, ele virá para o chamado regime semi-aberto, podendo passar o dia fora das grades e se recolhendo à noite.

Se o assassino resolver fazer algum trabalho dentro da própria penitenciária ou mesmo estudar, com bom comportamento, etc. pode reduzir ainda mais essa pena. Para cada 3 dias de trabalho, ele terá a redução de um dia de pena. Ou seja, ele pode ficar mais apenas uns 5 ou seis anos preso. Como ele estar com 25 anos de idade, poderá sair das grades com uns 31 anos, jovem ainda para voltar ao “trabalho” de pistoleiro. Certamente, Jonatas foi bem orientado quanto a isso, e quem sabe com alguma recompensa e não entregou ninguém, apenas um comparsa, que chamou de “Neguinho”, já assassinado, que o  teria contratado.

MENSALÃO TUCANO

Depois do mensalão petista, em que os maiores figurões do partido acabaram atrás das grades, agora é a vez os tucanos colocarem seus bicos de molho. O procurador-geral da República, Rodigo Janot, pediu “apenas” 22 anos de cadeia para o deputado federal Eduardo Azeredo, por desvio de recursos públicos  arrecadação ilegal para financiamento de campanha eleitoral de 1998, num esquema com Marcos Valério, já condenado no mensalão petista.

Governador de Minas Gerais, na época, Azeredo era presidente nacional do PSDB e foi derrotado na reeleição ao governo de Minas por Itamar Franco. No dia em que a República for refundada no Maranhão, figurões do atual governo poderão vir a sentir o cheiro da penitenciária de Pedrinhas, pois esses mesmos crimes tanto ocorrem impunemente por estas terras. E este dia parece estar bem próximo.

0 comentários :

Design de NewWpThemes