'

28 de abr. de 2014

Cerca de quatro mil atendimentos foram realizados pela Prefeitura de São Luís através das Secretarias de Educação (Semed) e de Segurança Alimentar (Semsa) na edição de 2014 do Ação Global. As atividades foram realizadas no Centro Pedagógico Paulo Freire da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) no último sábado e foram acompanhadas pelos secretários Fátima Ribeiro (Segurança Alimentar) e Geraldo Castro (Educação), que na solenidade de abertura representou o prefeito Edivaldo Júnior.

Nesta edição do Ação Global, a Secretaria de Educação foi uma das instituições parceiras e possibilitou à comunidade ludovicense a participação em atividades lúdicas e pedagógicas. “O prefeito Edivaldo Holanda Júnior determina que estejamos focados na assistência integral a nossas crianças e adolescentes. Iniciativas que contribuam para garantir esse cuidado podem sempre contar com o nosso apoio e respeito”, disse o titular da pasta de Educação, Geraldo Castro, na abertura do evento.

Durante a realização da edição 2014 do Ação Global, a Prefeitura forneceu 1.720 porções de merenda escolar para degustação. As oficinas de Reaproveitamento de Resíduos, Braille, Mímica e Origami, por sua vez, somaram 260 pessoas atendidas.

As atividades do projeto “Carro Biblioteca” auxiliaram o desenvolvimento das capacidades leitora e escritora de aproximadamente 360 crianças presentes no evento.

Com o desenvolvimento das atividades nos stands e espaços destinados às atividades da Secretaria de Educação, as pessoas puderam fabricar os próprios brinquedos a partir de material reciclado e ainda desenvolver capacidades e habilidades.

Vanessa Silva, 31, esteve em um dos espaços lúdicos e levou dois dos quatro filhos para o dia de atividades. “Ainda nem vi coisa para mim, só para eles. Já cortamos cabelo, tiramos documento, mas de longe o que eles mais gostaram foi dessa parte de brincadeiras e histórias”, contou ela, que acompanhava os dois filhos.

SEGURANÇA ALIMENTAR - No stand da Secretaria de Segurança Alimentar, centenas de pessoas receberam orientação nutricional, degustaram o leite do programa Leite na Escola e se informaram por meio do material educativo distribuído. “Foi positiva a participação neste evento de mobilização nacional e a secretaria pôde oferecer serviços importantes à comunidade”, destacou a titular da Semsa, Fátima Ribeiro.

Mãe de cinco filhos, a dona de casa Alessandra Sardinha de Almeida, 39 anos, aproveitou os serviços oferecidos. Com os filhos, provou o leite e foi avaliada pelas nutricionistas. “Eu estava precisando saber como andava minha alimentação. Fui muito bem informada pela equipe”, disse. Quanto ao leite, a dona de casa classificou como de muito boa qualidade.

O stand da secretaria recebeu 1.674 que comprovaram e aprovaram a qualidade do leite distribuído nas escolas, além de se informar sobre o estado nutricional de saúde. A Semsa contou com apoio de voluntários do curso de Nutrição da UFMA e Estácio São Luís, sob coordenação da nutricionista Wilma Ramalho e a assessora técnica Rosy Tenório. A Secretaria da Criança e da Assistência Social (Semcas) também esteve prestando atendimento durante a Ação Global, para regularização da documentação dos participantes do Programa Minha Casa, Minha Vida e inscrição nos programas sociais do município.

O PROGRAMA
Ação Global é um programa realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), em parceria com a Rede Globo, e visa oferecer serviços relevantes e gratuitos à população brasileira. A união de uma rede única, em todo o país, formada por parceiros do poder público, ONGs, voluntários, pequenas, médias e grandes empresas tem garantido a oferta de mais de 40 serviços diferenciados e de qualidade.


Realizada desde 1995, a Ação Global já beneficiou mais de 25 milhões de pessoas e prestou mais de 35 milhões de atendimentos. Por seu impacto e abrangência, a iniciativa tem funcionado como um termômetro das necessidades da população brasileira.

0 comentários :

Design de NewWpThemes