'

2 de mai. de 2014


Em cumprimento à determinação do prefeito Edivaldo Júnior, as obras de reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Sacavém foram intensificadas. Cerca de 70% dos serviços já foram concluídos e a previsão é que a reforma seja entregue nos próximos meses. Os trabalhos estão sendo executados pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

“A política de gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior tem o compromisso de assegurar mais qualidade de vida para a população, e é isso que ele está fazendo, no momento em que garante um abastecimento de água eficiente e saudável a todos”, afirmou o titular da Semosp, Antônio Araújo.

As melhorias na ETA consistem em modificações no sistema hidráulico e elétrico, reparos na estrutura física e de tratamento, além da substituição de equipamentos antigos por novos, que garantirão maior eficiência no sistema de tratamento de água. O processo de filtragem será complementado com a colocação de novos filtros, novo revestimento, automatização, informatização de setores e implantação de novos laboratórios.

O superintendente do Grupo Executivo do Programa de Aceleração do Crescimento (Gepac), Roberto Souza, informou que a Estação foi projetada para ter uma vazão média de 600 litros por segundo, mas, atualmente, opera com uma média de 250 litros por segundo. Ele esclareceu que a diminuição do potencial de tratamento ocorreu em virtude da deterioração de equipamentos. “Com a reforma e ampliação da ETA, a capacidade do índice de vazão voltará a operar em sua plenitude”, afirmou.

O objetivo da reforma é cooperar com a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), visando melhorar os serviços prestados pelo órgão à cidade. Além da melhor qualidade da água tratada, haverá redução de custos, otimização do processo operacional e uso adequado dos espaços nas diversas instalações. Os recursos são provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC I), do governo federal, com contrapartida da Prefeitura de São Luís.

0 comentários :

Design de NewWpThemes