'

6 de nov. de 2013

Foto: Veruska Oliveira/Ascom/Fiema
Tem início nesta quarta-feira (6), a partir das 8h, a segunda edição do Indústria de Talentos, a maior alternativa de discussão sobre educação e inovação para o atendimento de mão de obra qualificada e incentivo ao desenvolvimento de novas tecnologias no Maranhão. O encontro acontece na Casa da Indústria Albano Franco, no bairro Cohama, até o dia 8 de novembro (sexta-feira), das 8h às 18h.

Cinco ações serão oferecidas pelas entidades que compõe o Sistema Fiema - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social da Indústria (Sesi), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e  a própria Federação. São elas: o 7º Encontro Maranhense de Estágio, a etapa estadual da Olímpiada do Conhecimento e da Mostra Inova Senai, Desafio de Ideias e Espaço Sesi Cultura. “As ações do Indústria de Talentos mostram que o Sistema Fiema dispõe de ferramentas para dar suporte ao desenvolvimento da indústria e dar oportunidades para os maranhenses participarem do crescimento da nossa economia. Nosso propósito é contribuir efetivamente com o crescimento econômico, qualificando os maranhenses para atuarem na indústria e consequentemente melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores.”, afirmou o presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves.

O objetivo do Indústria de Talentos é estimular a qualificação de mão de obra local, de acordo com as necessidades das indústrias maranhenses, além de reforçar a importância da participação ativa do setor produtivo no ambiente acadêmico. O encontro é aberto ao público, sendo necessário realizar inscrição somente para o Encontro Maranhense de Estágio, pela hostsite do evento, acessando o site www.fiema.org.br e clicando no banner do Indústria de Talentos.

Durante três dias, os participantes poderão assistir ciclos de palestras direcionadas a estudantes, profissionais de RH e de instituições de ensino, para o desenvolvimento de competências, durante a realização do Encontro Maranhense de Estágio. Na etapa estadual da Olímpiada do Conhecimento, alunos do SENAI e SENAC vão competir realizando tarefas similares as desempenhadas nas empresas.

No Desafio de Ideias, grupos de alunos de cursos técnicos do Senai serão desafiados a elaborar  soluções para as indústrias maranhenses Cemar, Psiu e grupo BB Mendes.

Durante a Mostra Inova Senai, vão ser apresentados aos visitantes projetos inovadores, desenvolvidos por instrutores e alunos do Senai. Como um dispositivo que possibilita a troca de informações de pen drives sem a utilização de computadores. E no Espaço Sesi Cultura haverá apresentações artístico-culturais (dança, pintura, teatro e música).

O Indústria de Talentos é ação do Sistema Fiema, com patrocínio da Alumar, Grupo Atlântica, Grupo BB Mendes, Cemar, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), Confederação Nacional das Industrias (CNI), Elétrica Visão, Suzano Papel e Celulose, refrigerantes Psiu, da empresa Sincoplema, Sinduscon, Sebrae, da Fecomércio, do Senac, do governo estadual por meio das secretarias de estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio; de Educação; Ciência e Tecnologia, da Fapema, Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). 

0 comentários :

Design de NewWpThemes