'

5 de nov. de 2013

Com o objetivo de resolver o impasse entre a empresa mineradora Colossus e a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (COOMIGASP), o deputado federal Domingos Dutra (SDD/MA) voltou a Belém (PA). Ele, que está em uma incansável luta a favor dos garimpeiros há mais de um mês, foi à capital paraense com os deputados Arnaldo Jordy, (PPS/PA), José Geraldo (PT/PA), Wandenkolk Gonçalves (PSDB/PA), Miriquinho Batista (PT/PA) e o ex-senador José Merim.

Em reunião com o procurador-geral de Justiça do Pará, Marcos Antônio Ferreira das Neves, e com o promotor da cidade de Curionópolis, Hélio Rubens, ficou acordado que o Ministério Público Estadual vai agilizar as ações penais contra todos os ex-diretores e as pessoas que se apropriaram indevidamente de aproximadamente R$ 54 milhões da COOMIGASP.

Foi decidido também que o MP vai entrar com ações de indenizações contra os ex-diretores da cooperativa, contra a Colossus e contra a empresa Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral, que fez depósitos indevidos na conta de terceiros, recursos esses que deveriam ir para a COOMIGASP. 

O Ministério Público do Pará, juntamente com uma comissão de garimpeiros e com parlamentares, vai realizar uma vistoria no interior da mina. Alguns trabalhadores suspeitam de contrabando de minério no local, sem qualquer controle dos garimpeiros ou das autoridades.

Na ocasião foi discutida ainda a intervenção na COOMIGASP. Os garimpeiros indicaram sete lideranças para acompanhar e agilizar o processo, visando reduzir o prazo de seis para três meses. “A reunião foi positiva, uma vez que há interesse de ambas as partes em encontrar uma solução rápida para a intervenção na cooperativa como forma de passar a limpo as atividades da Colossus”, destacou o deputado Domingos Dutra.

0 comentários :

Design de NewWpThemes