'

19 de nov. de 2013

O deputado Domingos Dutra (SDD), em pronunciamento, ontem, na Câmara Federal, pediu que o Governo Federal socorra o seu estado natal. “Pedimos ao Governo Federal que socorra o estado do Maranhão. O sistema carcerário do meu estado é o que mais produz execuções, já chegam a ser 180 presos assassinados no interior dos presídios, que estão dominados pelas organizações criminosas que, de dentro dos presídios dão ordem para parar a cidade”, alarmou o deputado.

“Eu tenho dito que o Maranhão está sem governo. A governadora Roseana joga durante a noite e dorme durante o dia. Enquanto a governadora joga e dorme, a criminalidade, a bandidagem está tomando conta do Estado”. Foi o que afirmou em plenário o deputado Domingos Dutra.

De acordo com o parlamentar, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabelece como aceitável no máximo 10 homicídios por 100 mil habitantes. Na região Metropolitana de São Luís, que compreende a Capital São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Raposa e Alcântara, com uma população de 1 milhão e 300 mil habitantes, de 2009 até agora, já foram assassinadas 3.500 pessoas. Só neste ano, 839 pessoas foram assassinadas. Noventa por cento desses assassinatos são provenientes de arma de fogo. “É um número alarmante! Oito vezes maior do que é tolerável pela ONU! É muito maior a criminalidade em São Luís do que em São Paulo e no Rio de Janeiro. Por que a criminalidade chega a São Luís a ponto de ônibus serem queimados, carros serem incendiados, trailer da Polícia ser metralhado? Treze policiais militares já foram assassinados só neste ano no Estado do Maranhão”, se indignou o deputado.

A violência no estado chegou a um ponto extremo em que a própria Polícia Militar fica insegura para trabalhar, o deputado Domingos Dutra afirma que, “a situação, chegou a um descontrole tal que a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros saíram às ruas na semana passada, pedindo segurança para a Polícia. A Polícia está amedrontada diante do crime organizado, a ponto de sair às ruas e pedir segurança para ela própria. Se a polícia não se sente segura para exercer a sua função, o que dirá a população maranhense?”.

Ainda de acordo com o parlamentar, o estado do Maranhão tem uma média de um policial para dar segurança a quatro mil pessoas. O pouco armamento dos Policiais Militares está defasado, as delegacias estão desaparelhadas, as condições de trabalho são indignas. Os alojamentos não disponibilizam lugares confortáveis para descanso. “O policial precisa ter remuneração condizente com a sua atividade e, sobretudo, um alojamento digno. No Maranhão os alojamentos são uma porcaria, muitas vezes não têm água, camas sujas, banheiros da mesma forma. Com uma função tão perigosa, merece ter alojamento com ar condicionado, com cama de primeira qualidade, para que ele possa recompor as suas energias diante de uma atividade tão estressante”, finalizou o deputado.

Para o deputado Domingos Dutra, esse é o momento mais oportuno para a aprovação da PEC 300/08 que, representa uma oportunidade de garantir aos Policiais Militares e Bombeiros uma remuneração justa. No entanto a governadora Roseana Sarney e outros governadores são contra a aprovação desta proposta.

0 comentários :

Design de NewWpThemes