'

18 de nov. de 2013

Os membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comuma) para o biênio 2013-2015 tomaram posse em solenidade nesta segunda-feira (18), no auditório Reis Perdigão, na sede da Prefeitura de São Luís. No total foram empossados 36 conselheiros, entre titulares e suplentes. O secretário municipal de Meio Ambiente (Semmam) e presidente do Comuma, Rodrigo Maia, representou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior no ato de posse.

“A sociedade civil é parceira fundamental para orientar os caminhos que o Sistema Municipal de Gestão Ambiental deve trilhar. Ninguém melhor que a sociedade civil para cobrar e fiscalizar este sistema”, afirmou Rodrigo Maia durante a cerimônia.

Logo após saudar os novos integrantes do Conselho, o secretário fez a convocação oficial da primeira reunião de trabalho do grupo. A reunião está agendada para a próxima quinta-feira (21), às 15h, na sede da Semmam, Rua 2 (Virgílio Domingues), no bairro do São Francisco. Esta primeira reunião será aberta à participação da população, reforçando a marca da transparência que o secretário Rodrigo Maia fez questão de ressaltar como qualidade da gestão atual. 

Representantes de sete órgãos da administração municipal e da Câmara Municipal de São Luís participam do Comuma nos assentos reservados ao Poder Público: Semmam; Secretaria de Segurança com Cidadania (Semusc); Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa); Secretaria de Saúde (Semus); Secretaria de Urbanismo e Habitação (Semurh); Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp); Secretaria de Educação (Semed) e Instituto de Paisagem e Urbanismo (Impur). Já da sociedade civil são 15 instituições com representantes no conselho.

“Houve uma época em que havia secretário e não havia conselho. Espero que este conselho dê exemplo de funcionalidade”, destacou o promotor de justiça do Meio Ambiente, Luis Fernando Barreto, representante do Ministério Público do Estado do Maranhão na solenidade.

No entendimento do médico veterinário João Batista da Silva Filho, o profissional da área é o mais envolvido na relação entre o homem e o meio ambiente. João Batista Silva representou o Conselho de Medicina Veterinária do Maranhão no ato da posse.

Além do Conselho de Medicina Veterinária, o Comuma conta com representantes do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon); Associação Comercial do Maranhão; Instituto de Arquitetura do Brasil – MA; Sindicato dos Trabalhadores em Asseio e Conservação; Universidade Federal do Maranhão; Universidade Estadual do Maranhão; Instituto Federal do Maranhão; Associação Comunitária do Itaqui-Bacanga; Instituto de Cidadania Empresarial; Associação dos Moradores da Salinas do Sacavém; Associação dos Pais e Amigos dos Especiais; e Associação dos Catadores de Material Reciclável.

0 comentários :

Design de NewWpThemes