'

25 de mar. de 2014

A Câmara Municipal de São Luís aprovou, nesta manhã de terça-feira (25), em primeiro turno, a Emenda à Lei Orgânica do Município, de autoria do vereador Marquinhos Silva (PRB), que antecipa a eleição da Mesa Diretora da Casa para o biênio 2015-2016. A proposta, que foi aprovada com 26 votos a favor, terá que cumprir interstício de dez dias de tramitação, devendo ser apreciada e votada em segundo turno dia 07 de abril.

Com a aprovação da emenda, o presidente em exercício, vereador Astro de Ogum (PMN), disse que a tramitação da matéria irá cumprir rigorosamente o que dispõe a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município. Segundo Ogum, o material apresentado e aprovado em primeira votação não será alterado nada no seu texto, “nem uma vírgula”, completou.

O vereador Pavão Filho (PDT) destacou que “esta é a única matéria que a constituição exige respeito ao interstício, conforme determina a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município para votação em dois turnos tendo 10 dias de interstício e a aprovação de dois terços do colegiado”. Os vereadores Francisco Carvalho (PSL) e Osmar Filho (PMDB) reforçaram a argumentação do parlamentar pedetista.

SOBRE A TRAMITAÇÃO – Após a apreciação feita pela CCJ, e cumprimento do interstício a matéria será encaminhada para apreciação e votação em plenário no próximo dia 07 de abril, cumprindo determinações da Lei Orgânica do Município. Enfatiza o procurador Samuel Melo, que, concluído todo esse rito será feita a publicação do edital, e em seguida a convocação da eleição pela Mesa Diretora, que provavelmente ocorrerá ainda na primeira quinzena do mês de abril.

Finaliza Samuel Melo que “após a alteração da Lei Orgânica do Município, haverá a apresentação, apreciação e votação de um Projeto de Resolução emendando o Regimento Interno da Câmara Municipal como conseqüência da mudança aprovada”. 

0 comentários :

Design de NewWpThemes